120 ANOS DE CINEMA – 1976-1985 | KINOS

Agora รฉ oficial: a televisรฃo foi pro cinema. Roman Polanski diz que โ€˜โ€˜fazemos dois tipos de filmes: os que sรฃo pra tela pequena e os que sรฃo pra tela grandeโ€™โ€™. A linguagem da televisรฃo atinge a sรฉtima arte e o ritmo muda. Surge uma nova sensibilidade, inspirada no ritmo das histรณrias em quadrinhos, do videoclipe e da publicidade. O cinema mistura tudo isso e ganha e perde em suas experiรชncias, mas cresce no mercado, nas superproduรงรตes e nas sutilezas, entrando na dรฉcada de 1980 com ombreiras e toda a luz que lhe cabe. Nesse perรญodo tambรฉm acontece o estouro de Bollywood, o coelho da produรงรฃo cinematogrรกfica.

1976
Taxi driver (Martin Scorsese, 1h53โ€™)
087 - Taxi driverO sujeito vem do nada, se mata de trabalhar e consegue triunfar na vida. Este รฉ Rocky, o ideal americano. Se o sujeito batalhou, lutou na guerra e nรฃo conseguiu limpar o mundo das injustiรงas, esse รฉ o motorista de taxi Travis Bickle, numa histรณria que soma O estrangeiro, de Albert Camus, com Nova York, conforme as palavras do roteirista Paul Schrader. Mesmo um loser pode ajudar a limpar a cidade. Sujeira รฉ o que o franquismo faz na vida da jovem de 8 anos em Crรญa cuervos, de Carlos Saura. Cercada de mortes, resta ร  jovem viver resignada em seu mundo. Nagisa Oshima questiona se pornografia pode ser arte com O impรฉrio dos sentidos.

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1977
Star Wars: Episรณdio IV – Uma nova esperanรงa (George Lucas, 2h05โ€™)
087 - Star WarsMitologia com sabre de luz. Com baixo orรงamento e muita vontade de contar uma histรณria de ficรงรฃo cientรญfica, George Lucas aceita ganhar com a bilheteria e cria a mais rentรกvel franquia da histรณria do cinema. Quase 40 anos depois os filmes continuam a estrear, o resto pode ser lido nos jornais. A versรฃo de Spielberg รฉ mais lรญrica, conta com algumas notas marcantes na vinheta da Rede Manchete e tem no elenco ninguรฉm menos que Franรงois Truffaut, pela primeira vez unicamente diante da cรขmera. Estamos falando de Contatos imediatos de terceiro grau. Em contraste com as luzes futuristas, Os duelistas, de Ridley Scott, pintam cenรกrios com a perfeiรงรฃo semelhante ร  dos diรกlogos de Woody Allen em Annie Hall (ou Noivo neurรณtico, noiva nervosa), que conta atรฉ com respaldo de McLuhan.

1978
Sonata de outono (Ingmar Bergman, 1h39โ€™)
087 - Sonata de outonoDepois de ser insultado pelo sistema financeiro sueco, que cobrou de forma ofensiva satisfaรงรตes de uma declaraรงรฃo de imposto de renda do diretor, Bergman foi filmar na Alemanha, de onde ofereceu ao mundo um encontro musical entre mรฃe e filha com a introspecรงรฃo que lhe รฉ peculiar. Tanto que Woody Allen homenageia o diretor sueco em Interiores, drama em que nรฃo atua e que faz da cena final um respiro como a brisa do mar depois de uma reuniรฃo tensa em famรญlia. Fassbender apresenta uma Alemanha puta, รณrfรฃ de identidade em meio ร  divisรฃo da Guerra Fria, com O casamento de Maria Braun. Trรชs momentos pessoais que respondem por questรตes que vรฃo alรฉm do indivรญduo, mas dependem dele.

1979
Manhattan (Woody Allen, 1h36โ€™)
087 - ManhattanAno prolรญfico em boas produรงรตes. Nova York รฉ eternizada com os sons de Gershwin e a fotografia em preto e branco de Gordon Willis. Nessa autobiografia, Woody Allen traรงa um caminho subjetivo pela cidade dos grandes arranha-cรฉus, capazes de sufocar e envolver ao mesmo tempo. Quem quase se envolveu em filme foi Francis Ford Coppola, pois gastou 50 quilรดmetros de pelรญcula pra Apocalipse Now, o que permitiu uma ediรงรฃo Redux tantos anos depois. No espaรงo, os desenhos de H. R. Giger deram vida ao Alien de Ridley Scott, enquanto Polanski releva ao mundo o olhar irresistรญvel de Nastassja Kinski em Tess. Saura, sempre polรญtico, diverte com inteligรชncia em Mamรฃe faz cem anos, parte da trajetรณria de Ana, a dos lobos.

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1980
O iluminado (Stanley Kubrick, 2h40โ€™)
087 - ShiningKant antecipou: รฉ tudo questรฃo de espaรงo e tempo. Kubrick organiza, dilata, quebra o espaรงo e o tempo com perfeiรงรฃo neste longa baseado no romance de Stephen King. Alรฉm desse domรญnio impecรกvel, ainda contou com a atuaรงรฃo perfeita (eu disse perfeita? vou repetir: perfeita) de Jack Nicholson. O cรฉu era o limite. Na Espanha nasce La Movida, produtora de Almodรณvar, e no Japรฃo um sรณsia assume o poder quando da morte do lรญder em Kasemusha, de Akira Kurosawa. O que nรฃo encontrou sรณsia foi O homem elefante, filme sobre a diferenรงa dirigido por David Lynch. A Franรงa vรช passar O รบltimo metrรด, olhar de Franรงois Truffaut sobre o nazismo, e o mundo inteiro vรช Sexta-Feira 13, primeiro filme gore distribuรญdo por um grande estรบdio, a Paramount. A crรญtica ao sistema econรดmico mundial fica por conta do sul-africano Os deuses devem estar loucos.

1981
A guerra do fogo (Jean-Jacques Annaud, 1h40โ€™)
087 - Guerre du feuDois grandes trunfos neste longa prรฉ-histรณrico. O primeiro รฉ mรฉrito de Anthony Burgees, que criou uma forma prรณpria de fala pros personagens e os tornou tรฃo universais quanto o cinema mudo, dispensando legendas. O outro รฉ do prรณprio Annaud enquanto produtor, ao conseguir parcerias num modelo internacional e relanรงar o cinema francรชs pro mundo, abrindo as portas pra Jeunet, Besson, Kassovitz e tantos outros. Spielberg resgata, como diz Vincent Pinel, o formato de aventura consagrado por Fritz Lang em Os caรงadores da Arca Perdida, que nem trazia o nome do herรณi no tรญtulo primeiro da franquia.

1982
Fanny e Alexander (Ingmar Bergman, 3h08โ€™, a partir de 5h12โ€™ da minissรฉrie)
087 - Fanny e Alexanderโ€˜โ€˜Esse รฉ meu รบltimo filme, cinema รฉ pra jovens.โ€™โ€™ Ainda filmou pra televisรฃo e fez teatro, mas os longas se despedem do grande mestre sueco nesta sรญntese de sua obra, capaz de dizer tudo numa troca de olhares ou num teatro de miniaturas. Fitzcarraldo, ao contrรกrio, era megalomanรญaco e precisava de tanto que nรฃo conseguiu dizer, ao contrรกrio de Herzog, que tambรฉm exagerou na produรงรฃo, mas teve um filme no final. A ficรงรฃo segue dois rumos: o singelo E. T. que visita a terra e que Spielberg filma o tempo inteiro com a cรขmera na altura do olhar do menino, ou Blade Runner, o olhar noir de Philip K. Dick diante das lentes de Ridley Scott. Se Dustin Hoffman e Julie Andrews estivessem em lugares trocados, certamente nรฃo terรญamos Tootsie nem Vรญtor ou Vitรณria.

1983
O baile (Ettore Scola, 1h52โ€™)
087 - BaileSe vocรช passasse 50 anos num sรณ lugar perceberia a transformaรงรฃo cultural de um povo. Ettore Scola fez isso num salรฃo de baile e deu uma das melhores aulas de semiรณtica do cinema, relacionando vaidades, pessoas, conflitos psicolรณgicos e bรฉlicos. Uma orquestraรงรฃo genial, didรกtica e envolvente como a boa danรงa. Outro documento do sรฉculo XX รฉ Zelig, de Woody Allen. Ao se metamorfosear como seus interlocutores, o personagem se torna objeto desse pseudo-documentรกrio tรฃo elaborado que o diretor conseguiu filmar e terminar outro trabalho enquanto montava este. Retratando o inรญcio do cinema com seu toque inconfundรญvel estรก E la nave vaโ€ฆ Sem sair do estรบdio, Fellini faz uma viagem de navio sem cor (na tela, nรฃo na histรณria) e com planos fixos, em referรชncia direta ao perรญodo representado. Scarface, remake de Brian De Palma, deve ter sujado muita gente nas primeiras filas do cinema, sobretudo na รบltima cena.

1984
Paris, Texas (Wim Wenders, 2h30โ€™)
087 - Paris TexasO filme se inicia tรฃo silencioso quanto seu personagem e as falas crescem quando a histรณria comeรงa a ser contada. Primor dos road-movies, Wenders consegue ligรก-lo, por uma sรฉrie de semelhanรงas, a seu Alice nas cidades, e ainda assim ter uma obra peculiar, com inesquecรญveis externas. No ano do Grande Irmรฃo, quem dรก um รบltimo adeus ร  direรงรฃo, mesmo depois de prometer que nรฃo voltaria, รฉ Ingmar Bergman, com Depois do ensaio, em que dialoga com dois atores sobre o que ocorre em cena. Uma boa despedida. Quem quiser substituir as lรกgrimas por alguma gosma desconhecida pode se divertir com Os Caรงa-Fantasmas (cuja ligaรงรฃo entre os dois filmes estรก em um desenho animado) ou com os Gremlins (desde que vocรช nรฃo se esqueรงa das trรชs regras).

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1985
A rosa pรบrpura do Cairo (Woody Allen, 1h21โ€™)
087 - Rosa pรบrpuraA quarta parede cai por terra. Fugir da infelicidade do dia-a-dia dentro de um filme pode ser uma salvaรงรฃo, mas viver repetidamente naquela histรณria tambรฉm deve ser tedioso. Woody Allen resolve essa dรบvida realizando os sonhos dos dois lados e deixando as consequรชncias pros outros. Quem joga tambรฉm com isso รฉ Akira Kurosawa, mas em 1990. Antes, neste 1985, lanรงa sua versรฃo de Rei Lear em Ran. Godard cria mais uma polรชmica com Je vous salue, Marie e Claude Lanzmann impacta com os depoimentos de Shoah, documentรกrio que ignora as cenas de arquivo em prol das imagens cotidianas. Quem tambรฉm coloca o dedo na ferida รฉ Terry Gilliam ao dizer que seu Brazil, o filme รฉ โ€˜โ€˜um anti-Spielberg no sentido de que os filmes dele sรฃo desprovidos de olhar crรญtico.โ€™โ€™ No mesmo ano, o diretor americano mantรฉm o padrรฃo de cores e lanรงa A cor Pรบrpura, mostrando ao mundo o talento de Whoopi Goldberg.

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