A tecnologia ajuda e atrapalha o cinema ao mesmo tempo. Se o steadycam comeรงa a ser testado pra se tornar, em pouco tempo, a principal ferramenta acrescentada ร produรงรฃo nas รบltimas dรฉcadas, a televisรฃo ganha um grande parceiro pra manter as pessoas em casa: o videocassete. Pra segurar as salas de projeรงรฃo cheias, os estรบdios gastam cada vez mais, o que gera movimentos contrรกrios e buscas por produรงรตes alternativas. A mesma caixa luminosa que roupa pรบblico serve de laboratรณrio pra jovens aprendizes, assim como objeto de reflexรฃo pra construรงรฃo de histรณrias.
1966
Persona (Ingmar Bergman, 1h25โ)
Em 1966, Orson Welles dirige Falstaff, baseado no texto de William Shakespeare, e diz uma das maiores verdades sobre o bardo inglรชs: ele รฉ um exรญmio roteirista de cinema. Em 1966, A grande escapada, de Gรฉrard Oury, se torna a maior bilheteria da histรณria da Franรงa, superada apenas por Titanic, dรฉcadas depois. Em 1966, Trรชs homens em conflito, de Sergio Leone, leva ao รกpice o western spaghetti, com destaque pra Clint Eastwood. Em 1966, Truffaut viaja ao futuro (distante entรฃo, mas nem tanto hoje) ao adaptar Fahrenheit 451, livro de Ray Bradbury, e influenciar Kubrick pro filme de 1971. Em 1966, Roberto Rosselini filma O absolutismo: a ascensรฃo de Luรญs XIV, seu primeiro filme didรกtico pra TV. Em 1966, Bergman lanรงa Persona, uma obra-prima do silรชncio.
1967
Blow up (Michelangelo Antonioni, 1h51โ)
Com o romรขntico subtรญtulo โDepois daquele beijoโ, a obra inglesa do italiano รฉ uma reflexรฃo sobre a imagem. Se bastasse ao fotรณgrafo apertar o botรฃo, ele jamais analisaria o trabalho que o envolveria numa trama de assassinato, liรงรฃo sobretudo no momento atual, em que tirar retrato รฉ automatismo pra esfriar comida. Arthur Penn muda a cara da violรชncia no cinema ao matar Bonnie e Clyde (subtรญtulo eufemรญstico โUma rajada de balasโ) com o sangue saindo dos corpos que levam os tiros. Como ele disse, o pรบblico nรฃo queria mais ver o personagem vivo, um corte na cena e depois ele morto com maquiagem de sangue. Nessa linha do โdesaconselhรกvel para menoresโ, Luis Buรฑuel mostra A bela da tarde Catherine Deneuve e Mike Nichols ensina Dustin Hofman como deve ser A primeira noite de um homem.
1968
2001, uma odissรฉia no espaรงo (Stanley Kubrick, 2h22โ)
Num tempo muito distante, um computador mais inteligente que os astronautas os guia em uma missรฃo espacial. Neste sensacional documentรกrio sobre o futuro, Kubrick gerou um novo padrรฃo pra ficรงรฃo cientรญfica. Usando efeitos e maquetes com segredos que o diretor nรฃo gostava de revelar, a obra รฉ, nos dizeres de Jacques Goimard, o primeiro filme desde Intolerรขncia que รฉ ao mesmo tempo uma superproduรงรฃo e um filme experimental. Mais uma ode ao silรชncio no tempo dos ruรญdos televisivos. ร pela ausรชncia que Roman Polanski cria a angรบstia de O bebรช de Rosemary. Com apenas sugestรตes no lugar de efeitos especiais, o diretor jamais mostra o bebรช dessa histรณria aparentemente banal, mas que enlaรงa o espectador a cada instante. Mais envolvido que ele, apenas o visitante de Teorema, de Pasolini.
1969
Easy Rider (Dennis Hopper, 1h34โ)
Quando Hollywood brigava com os orรงamentos gigantescos pra colocar grandes produรงรตes na telona e lotar as salas pra bancar os custos, a Nova Hollywood queria experimentar sem pagar caro. O mais representativo desses longas รฉ Sem Destino, ou Easy Rider, como todos o chamam, mesmo que toda a produรงรฃo tenha sido mesmo sem um destino especรญfico. Em meio a brigas entre os protagonistas e a presenรงa indesejรกvel/nula de Jack Nicholson, o longa รฉ o principal exemplo de road movie e tornou-se cult num momento em que o cinema carecia de algo espetacular. Quando as repetiรงรตes comeรงam a se instaurar nas telinhas, รric Rohmer a mantรฉm na telona ao apresentar Minha noite com ela, um de seus seis contos morais que utiliza a mesma motivaรงรฃo em todas as histรณrias, todas com variaรงรตes apropriadas.
1970
O garoto selvagem (Franรงois Truffaut, 1h25โ)
Civilizar รฉ uma palavra complicada. Encontrar um menino de 12 anos no meio da mata e descobrir que ele nรฃo fala ou anda pode gerar diversas reaรงรตes, sobretudo a de querer civilizรก-lo. Truffaut mostra uma sensรญvel histรณria sobre educaรงรฃo, palavra mais requintada, em que o prรณprio atua, ou, em suas palavras, dirige de outro lado da cรขmera. Tรฃo instigante quanto a histรณria รฉ a fotografia em preto e branco. Robert Altman leva ao pรบblico a comรฉdia M.A.S.H., proibido na Coreia, onde se passa a histรณria. O filme se tornou sรฉrie de TV e peรงa de teatro, faรงanha pra poucos atรฉ entรฃo. Enquanto isso, o mundo assistia a Aeroporto, marco do chamado filme-catรกstrofe. Este ninguรฉm proibiu.
1971
Laranja mecรขnica (Stanley Kubrick, 2h16โ)
A adaptaรงรฃo quase integral do livro de Anthony Burgess รฉ uma bengalada no saco do espectador ao som Singinโ in the rain. A juventude autista que cria suas prรณprias regras ignora os valores da sociedade em busca de diversรฃo e precisa do tratamento Ludovico pra voltar ao prumo aceitรกvel. Funciona? Ao frenesi dos veks se contrapรตe a paixรฃo do protagonista de Morte em Veneza, de Luchino Visconti, adaptado do Nobel Thomas Mann. Filme de poesia nos enquadramentos e nas luzes, distante do que o jovem Steven Spielberg faz com seu tenso longa pra TV Encurralado. A televisรฃo comeรงa a oferecer caminhos pro cinema ao invรฉs de apenas brigar com ele.
1972
O poderoso chefรฃo (Francis Ford Coppola, 2h55โ)
Surge um novo parรขmetro pro cinema de gรขngsters. A trilha felliniana de Nino Rota se soma ร direรงรฃo sem medo de um dos jovens promissores do cinema americano, a histรณria familiar de Mario Puzo dialoga com a fotografia de Gondon Willis (que depois se tornou fiel companheiro de Woody Allen), a interpretaรงรฃo de Al Pacino confronta o รญcone Marlon Brando, entรฃo com 42 anos, mas impecรกvel como patriarca. A direรงรฃo opunha os egos dos atores, por isso o resultado alcanรงado. Brando protagoniza, no mesmo ano, o gastronรดmico รltimo tango em Paris, respeitando o principal ingrediente da cozinha local: a manteiga. Da Suรฉcia vem Gritos e sussurros, de Bergman, que o diretor considera como seu รบnico filme que nรฃo pode ser visto em preto e branco. O longa รฉ, claro, bem mais do que a cenografia vermelha.
1973
Noite americana (Franรงois Truffaut, 1h56โ)
Este รฉ o filme must watch pra entender a sรฉtima arte. Desde o primeiro plano-sequรชncia รฉ possรญvel perceber o quanto Truffaut domina o que faz, a ponto de atuar e explicar o que รฉ o cinema numa sรณ cartada, e isso inclui os conflitos humanos dos bastidores. Nada daquilo รฉ exagero, pode acreditar. Fellini se permite o limite, caso ele exista, com Amarcord, uma sensacional e divertida histรณria de poucos pudores e muitos absurdos. Scorsese apresenta sua visรฃo de violรชncia em Mean Streets e Friedkin explica o que รฉ fazer terror com O exorcista. A grande novidade comercial รฉ Emmanuelle, paradigma do grande mercado de pornografia.
1974
Chinatown (Roman Polanski, 2h11โ)
O cinema noir criou seu padrรฃo algumas dรฉcadas atrรกs, mas a luz da Califรณrnia ajudou a construir traรงos diferentes neste trabalho de Polanski. O nรญvel de violรชncia รฉ tanto que o prรณprio diretor cortou o nariz de Jack Nicholson numa cena em que contracenavam. A intensidade do ator รฉ tanta que o esparadrapo nรฃo chama mais atenรงรฃo que seu olhar. Wim Wenders, diretor adorado no mundo cult, cria uma versรฃo de road movie europeu com uma jornalista e uma menina em Alice nas cidades. Mel Brooks lembra Marx (um evento รฉ trรกgico da primeira vez e farsesco quando se repete) ao trazer os clรกssicos de terror da Universal na sรกtira O jovem Frankenstein.
1975
Tubarรฃo (Steven Spielberg, 2h04โ)
Filas nas entradas do cinema era o que todos os produtores queriam e o conceito de blockbuster (arrasa-quarteirรฃo) tem em Steven Spielberg, desde entรฃo, seu midas. Abusando de cรขmeras subjetivas e de partes do monstro marinho, o diretor concentra a tensรฃo no nรฃo visto (como o bebรช de Polanski) e na cรขmera subjetiva, como exercitou em 1971. Empilhamento de subjetividades acontece na instituiรงรฃo de Um estranho no ninho, obra-prima de Milos Forman e show de atuaรงรฃo de Jack Nicholson, que valeu ao filme 12 anos de exibiรงรฃo ininterrupta na Suรฉcia, recorde atรฉ hoje. Stanley Kubrich usa objetivas Zeiss com f 0,7, a maior abertura possรญvel, pra conseguir a ambientaรงรฃo de Barry Lyndon. Velas sรฃo suficientes pra iluminar o set, menos coloridos que os espetรกculos paralelos de mรบsica e polรญtica de Robert Altman em Nashville.