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Payday 2 é um jogo de tiro em primeira pessoa, desenvolvido pela Overkill Software, o jogo foi lançado em 13 de agosto de 2013 e recebeu uma DLC recentemente, Payday 2: The Goat Simulator Heist, mas vamos olhar o jogo todo porque ele já possui diversas DLCs.
O jogo é atualizado frequentemente, o que já resultou em mais de 35 DLCs, e isso é bom porque a Overkill traz conteúdo novo praticamente todo mês para o jogo. O único problema é que a maioria das DLCs são pagas, mas não afetam tanto assim a jogabilidade.
Para quem não sabe, Payday 2 é uma espécie de FPS “tático”, onde você vive o outro lado da moeda, se muitos jogos táticos mostram como o jogador pode evitar um assalto, Payday mostra como podemos efetuar um assalto. Porém, ele não é muito tático, pois, se tudo dar errado o jogador ainda consegue atirar igual um louco e fugir, após completar o objetivo ou simplesmente ser preso e reiniciar a partida.
A experiência de quem optar por jogar o modo offline é mais ou menos de atirar para todo o lado, pois, a inteligencia artificial (A.I.) dos seus parceiros de crime só os deixam imortais e com munição infinita, os bots não conseguem ajudar o jogador nos objetivos do jogo. Já a A.I. dos policias mudam com os diversos níveis de dificuldade de um assalto, e eles realmente são um obstáculo em qualquer dificuldade do jogo. Outra A.I. interessante é a dos civis que apesar de alguns momentos eles demorarem para reagir, o jogador tem que tomar cuidado, pois, se não prestarem atenção o civil arranja um jeito de fugir ou ligar para a policia.
O modo cooperativo de Payday 2 já é um pouco mais diferente, ele também possui alguns assaltos que existirá uma troca de tiro excessiva e também assaltos que são super furtivos, onde você entra, rouba e sai em questão de minutos. Isso ocorre porque no cooperativo o jogador tem o auxilio de até três pessoas que poderão ter especializações e habilidades diferentes, sendo assim os jogadores conseguem controlar melhor o assalto.
O sistema de talentos funciona como em RPGs, mas aqui além de passar de nível o jogador tem que comprar os talentos, trazendo um conflito de necessidades, pois o jogador também precisa melhorar o seu armamento. O jogo possui cinco árvores de talentos que não só aumentam o desempenho do jogador nos assaltos, mas também ajudam a escolher a sua especialização, que são cinco: Mentores, Executores, Técnicos, Fantasmas e Fugitivos, cada uma tem uma função diferente que auxiliará melhor os assaltos.
O ponto fraco do jogo são as “paredes invisíveis” que servem para limitar os espaços dos cenários, tudo bem que Payday 2 não é um GTA ou um jogo de mundo aberto, porém, alguns mapas ficam totalmente limitados por terem apenas uma única rota para invasão. Mas também tem alguns mapas que o jogador não sente essa falta de espaço por ter uma diversidade maior de maneiras de conseguir chegar ao objetivo.
Já a falta de uma história linear é um dos pontos confusos do jogo, apesar de todos os personagens e crimes do jogo terem uma pequena descrição, eles quase nunca tem uma conexão, fazendo com que os jogadores tenham acesso aos assaltos do sétimo dia, mesmo que o jogador tenha começado a jogar hoje ou terem acesso aos assaltos do primeiro dia sendo que já fizeram os assaltos do dia sete.
Os gráficos e efeitos sonoros do jogo são bons, a variação de arma e customizações são razoáveis (até porque eles vão adicionando mais armamentos com as DLCs) já a trilha sonora é frenética, parece que ela serve para dar um “gás” aos jogadores ou dar dores de cabeça por ser algo muito agitado.
Alguns pequenos detalhes poderiam fazer do jogo algo bem melhor, como poder controlar ou dar comandos quando estiver jogando com A.I., aumentar os mapas de alguns assaltos, trazer uma DLC com mais conteúdo ao invés de várias com pouco conteúdo e até mesmo adicionar uma penalidade caso o jogador seja preso durante um assalto como ficar incapaz de jogar com tal personagem durante algum tempo.
Mas, Payday 2 é um jogo bom e divertido de se jogar ainda mais se você tiver um grupo de amigos para jogar o modo cooperativo, pois, fica mais fácil a comunicação entre os jogadores.
*A versão utilizada para crítica foi a de PC.