120 ANOS DE CINEMA – 1916-1925 | KINOS

Com grandes filmes vรชm grandes responsabilidades, dizia o sรกbio Tio Sam, digo, Tio Ben. E quem melhor pra mostrar isso do que Griffith? Sรฃo deles os filmes que marcam a transiรงรฃo da infรขncia pra fase adulta da sรฉtima arte, o vestibular do discurso cinematogrรกfico. Depois de uma overdose de crรญticas de racismo sobre seu Nascimento de uma naรงรฃo, mais do que apresentar argumentos explicando que apenas contou a histรณria americana, partiu pra outro filme, destaque logo a seguir nesta lista. O impacto da Grande Guerra, como os franceses chamam o conflito de 14 a 18, รฉ mostrado pelo cinema, sobretudo o europeu, mas o Tio Sam, agora ele mesmo, aprende e vai usar quando a Segunda Guerra explode, dรฉcadas depois. Mais importantes pro cinema que os filmes de guerra estรฃo dois grandes movimentos que surgem na Uniรฃo Soviรฉtica e na Alemanha, marcantes atรฉ hoje pro pensamento e pra realizaรงรฃo de filmes.

1916
Intolerรขncia (David W. Griffith, 2h55โ€™)
081 - IntoleranceInfluenciado pelas crรญticas de racismo e pelo que viu em Cabรญria, Griffith contou uma histรณria das lutas de amor atravรฉs do tempo, ou pelo menos รฉ o que indica o subtรญtulo original. Durante 16 semanas, mobilizou 5 mil figurantes numa cenografia que chegava a mais de 50 metro de altura, construรญda pra mostrar o esplendor de Babilรดnia, uma das quatro histรณrias que se entrelaรงam no filme. Pra subir tรฃo alto, foi preciso criar um elevador pra cรขmera, grande passo pra invenรงรฃo da grua. As quatro histรณrias, inclusive, sรฃo aproximadas pelo tema comum, nรฃo pela narraรงรฃo clรกssica de uma mesma trama, no que muitos consideram uma sinfonia em quatro movimentos. Mesmo custando cerca de 40 vezes o que um filme da รฉpoca gastava, a obra-prima de Griffith teve retorno. Nรฃo financeiro, pois gastou os lucros de Nascimento de uma naรงรฃo do ano anterior e mais o que o estรบdio tinha, mas influenciou Dreyer, Gance e Eisenstein, que criticara o racismo do anterior. Tapa de luva de mestre pra mestre.

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1917
O culpado (Andrรฉ Antoine, 1h21โ€™)
No mesmo mรชs em que a Rรบssia vive a revoluรงรฃo, Paris recebe uma homenagem na tela do cinema. Belamente retratada nesse drama naturalista, a cidade รฉ palco de uma histรณria que exalta a forรงa feminina, usa com esmero o tempo numa narrativa com retorno ao passado e ainda destaca uma das funรงรตes do diretor: lidar com atores. Famoso no teatro, Andrรฉ Antoine soube cuidar, e isso รฉ claro no filme, de seu elenco pra dar ao longa o tom que desejava. Uma curiosidade do ano, embora nรฃo referente a algum filme especรญfico, รฉ o telegrama de Lewis J. Selznick (pai de David) ao tsar recรฉm-deposto: โ€˜โ€˜Quando eu era um menino pobre em Kiev sua polรญcia nรฃo foi gentil comigo e com o meu povo. Eu vim pra Amรฉrica e fiz fortuna. Soube com tristeza que vocรช estรก sem trabalho. Se quiser vir a Nova York posso te dar um bom trabalho como ator de cinema. O salรกrio nรฃo serรก um problema. Responda a cobrar. Lembranรงas a vocรช e sua famรญlia.โ€™โ€™

1918
A dรฉcima sinfonia (Abel Gance, 1h29โ€™)
Numa intriga de amor e morte que cerca um discรญpulo de Beethoven, o verdadeiro maestro รฉ Abel Gance. Cada cena faz parte da aรงรฃo, numa verdadeira composiรงรฃo de ritmo que parece ter o espectador sob controle: acelera quando precisa, se entrega a momentos idรญlicos em meio ร  apresentaรงรฃo musical e retoma cenas do passado nos instantes de reflexรฃo dos personagens, cรบmplices do pรบblico, com o qual trocam olhares. Todos os componentes, da fotografia ao cenรกrio e da montagem ร  mรบsica, trabalham pela aรงรฃo, numa narrativa que, heranรงa de Griffith, conta a histรณria e transmite ideias em harmonia. Os elementos simbรณlicos sรฃo fortes e bem destacados, como a cena da culpa, um ano depois do crime, acompanhada pelo gesto automรกtico de limpar o sangue da pata do cachorro. Um brinde ao bom cinema, que ainda permite, mesmo que por poucos segundos, a sincronia da trilha sonora com as mรฃos do pianista a dedilhar.

1919
Jโ€™accuse (Abel Gance, 2h46โ€™)
081 - J'accuseEsse รฉ um dos filmes que ainda nรฃo cabia no cinema e o prรณprio diretor refilmou anos depois (1938), como DeMille com Os dez mandamentos (1923 e 1956), quando mais recursos eram permitidos. Gance, no entanto, aproveitou tomadas desta versรฃo no remake. A ousadia maior estรก em contar uma histรณria da guerra-recรฉm terminada, mas destacando o carรกter pacifista da histรณria. Os soldados sรฃo glorificados, mas nรฃo pelos feitos em batalha: as relaรงรตes entre eles faz dos personagens mais interessantes do que o conflito, pois entre dois soldados que se encontram nas trincheiras, um รฉ apaixonado pela esposa do outro. Nesse empasse sobre qual o maior combate, Gance, tal qual Griffith, emplaca a dobradinha nesta lista, mostrando-se um dos mais curiosos criadores do cinema do inรญcio do entreguerras (e tem mais destaque dele em breve). Parte das filmagens foi feita em batalhas reais e soldados em aรงรฃo estรฃo em cena nessa acusaรงรฃo, conforme o prรณprio diretor, ร  guerra e sua estupidez.

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1920
O gabinete do Doutor Caligari (Robert Wiene, 1h18โ€™)
081 - CaligariSemeado por alguns anos antes no cinema e encontrando adeptos em outras artes, o Expressionismo Alemรฃo tem neste filme sua einleitung, palavra usada para introduรงรฃo em alemรฃo, algo como โ€˜primeira iluminaรงรฃoโ€™. Para muitos รฉ tambรฉm o primeiro em qualidade expressionista, a obra maior dessa estรฉtica que marcou o cinema e รฉ encontrado em cenas, filmes ou na assinatura de diretores atรฉ hoje, como Tim Burton. Cenรกrios distorcidos, luzes enviesadas, sombras marcando espaรงos nada seriam se a histรณria nรฃo tivesse essa caraterรญstica insana digna do manicรดmio que emoldura o filme. Os delรญrios do Doutor Caligari constroem um filme cuja forma ainda รฉ bem teatral, mas com uma cenografia viva, tรฃo complexa quanto os personagens humanos. No mesmo ano, O golem destaca Paul Wegener e reforรงa a importรขncia de um dos mais fortes movimentos que o cinema jรก viu, sufocado poucos anos depois pela ascensรฃo do nazismo.

1921
O garoto (Charles Chaplin, 53โ€™)
081 - The kidNo ano do Kammerspiel alemรฃo, que buscava cenas de interiores, o filme escolhido รฉ de rua. No ano de flashbacks, efeitos especiais engenhosos e sonhos mirabolantes de A carruagem fantasma, de Victor Sjรถstrom, a obra em destaque enfatiza relaรงรตes humanas (mesmo que tenha seu momento de sonho). No ano do Efeito Kuleshov, em que a montagem poderia ressignificar as cenas, รฉ um filme pautado no bom roteiro que ganha a ribalta. Uma das mais tocantes obras de um verdadeiro homem de cinema, daqueles capaz de estar em todas as posiรงรตes ao mesmo tempo, traz uma cรฉlebre dupla que funciona: o adulto e a crianรงa. Esse garoto (na verdade uma atriz) รฉ encontrado no lixo e cresce ao lado do vagabundo que prega peรงas pra sobreviver. Se o que existe pela rua รฉ um conjunto de truques, em casa, o amor sincero dos dois dรก a carga dramรกtica necessรกria pra tensรฃo quando um combinado de aรงรตes tenta separar pai e filho.

1922
Nanook, o esquimรณ (Robert Flaherty, 1h19โ€™)
081 - NanookDepois de registrar durante anos a vida dos esquimรณs e perder o material, destruรญdo num incรชndio, o antropรณlogo do cinema Robert Flaherty volta a campo pra filmar a vida dos conhecidos. A base do filme รฉ a histรณria de Nanook e sua famรญlia, que mostram como caรงam, pescam, constroem iglus ou lidam com as descobertas que Flaherty lhes apresenta, como um gramofone. O que torna esse filme um dos principais dessa dรฉcada do cinema รฉ a mistura entre realidade e ficรงรฃo. Desde o inรญcio, documentรกrio e ficรงรฃo dividiram espaรงo nas grandes telas, mas nรฃo da forma aqui apresentada. Tudo o que vemos na tela รฉ criado pra cรขmera. De certa maneira, mesmo realizando os hรกbitos cotidianos, os esquimรณs representavam, pois o estranhamento em relaรงรฃo ao gramofone nรฃo se repete em relaรงรฃo ร  cรขmera, da qual estรฃo รญntimos a cada tomada. Mais ainda: algumas cenas, como a pesca com arpรฃo, faz parte do passado deles, mas Nanook a representa pro cinema. Ele, aliรกs, foi escolhido por ser o mais fotogรชnico do grupo, mas nรฃo virou galรฃ de Hollywood, pois morreu pouco antes de o filme conhecer o pรบblico. Quem ficou com o tรญtulo de galรฃ do ano foi um alemรฃo, Nosferatu, mais uma obra-prima de Murnau (Ops, ele ainda nรฃo tinha aparecido? Calmaโ€ฆ).

1923
Cล“ur fidรฉle (Jean Epstein, 1h17โ€™)
081 - Coeur fideleNesse exercรญcio de experimentaรงรฃo tรฉcnica, Epstein contrapรตe-se ao que vem acontecendo no cinema que dialoga com outras artes. Sobretudo pra se diferenciar do expressionismo, o filme segue em busca do que alguns chamam de โ€˜cinema puroโ€™ e acaba encontrando um impressionismo cinematogrรกfico. Se a cรขmara alemรฃ tem buscado os espaรงos pequenos e a quase imobilidade, num retorno ร  estรฉtica teatral, Epstein a deixa solta, mais mรณvel do que o padrรฃo atรฉ entรฃo visto. Para os olhos de hoje, acostumados com a cรขmera solta e balanรงando o tempo todo, isso parece bobagem, mas alguรฉm tinha que comeรงar antes pra termos o hoje. Imagens que buscam a fotogenia sรฃo montadas num ritmo acelerado, sobretudo na festa, que tambรฉm nรฃo chega ao ritmo videoclรญpico de Baz Luhrmann, mas foi um inรญcio. Esse realismo poรฉtico contrasta com outros marcos da dรฉcada, mas tem alguns pontos afins com o prรณximo destaque.

1924
O รบltimo homem (F. W. Murnau, 1h17โ€™)
A imagem vale mais do que o homem. Nรฃo, isso nรฃo รฉ uma anรกlise das redes sociais de hoje, รฉ a frase que resume um dos melhores filmes do cinema. Ao contar a histรณria do porteiro do hotel que, velho, รฉ realocado pra cuidar da limpeza, Murnau faz tudo o que o cinema nรฃo fazia e conta a histรณria de um jeito que ele tem dificuldades pra contar atรฉ hoje. Num filme sensรญvel sem ser piegas, os movimentos de cรขmera buscam o personagem e parecem sentir o que Emil Jannings, em atuaรงรฃo sensacional, parece querer expressar em cada suspiro. Os elementos de cena trazem um expressionismo maduro, que grita quando preciso, mas espreita e nรฃo abandona o personagem nos momentos de pausa. Sim, um filme de pausa, em que mesmo o final moralista carrega liรงรตes de cinema e de vida que vรฃo alรฉm das imagens da cรขmera mรกgica de Murnau. E hรก quem diga que esse filme faz parte do Kammerspielโ€ฆ

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1925
O encouraรงado Potemkim (S. M. Eisenstein, 1h15โ€™)
081 - PotemkimMenos didรกtico que A greve, mas amparado no mesmo pensamento, esse longa รฉ um exercรญcio de estruturalismo. Inspirado pelos haicais, poemas japoneses em trรชs versos, o sistema de montagem de atraรงรฃo (mostrado por Kuleshov) faz da revolta na embarcaรงรฃo um grande filme polรญtico. Imagens que se compรตem em sequรชncia despertam ideias no espectador que o fazem entender o que ocorre na histรณria, o que contribui pra suprimir muitas das cartelas e ainda envolver mais pela continuidade de cenas. O filme รฉ dividido em atos, dos quais se destaca a sequรชncia de desespero e morte na escadaria de Odessa, com tomadas que passam do (melo)dramรกtico ao simbรณlico num corte. Dentro de uma arte que herdou do teatro a dualidade entre protagonista e antagonista, รฉ o povo, antes relegado ao andar de baixo, que protagoniza esta obra. No mesmo ano, 42 cรขmeras sรฃo usadas pra filmar a corrida de bigas na primeira versรฃo de Ben Hur, de Fred Niblo, refilmada anos depois pra abocanhar Oscars. Ninguรฉm ousou refilmar Potemkim.

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