120 ANOS DE CINEMA – ANTES | KINOS

28 de dezembro de 1895, no Cafรฉ Indien do Boulevard des Capuccines, em Paris, nasceu o cinema. Ali foi a maternidade, mas a gestaรงรฃo durou sรฉculos. Compensou, pois nasceu a poucos anos de ter um sรฉculo sob sua influรชncia. Alรฉm de incorporar o som, dar as mรฃos ao rรกdio e influenciar a televisรฃo, dialogou com todas as linguagens narrativas que o sรฉculo XX viu e, agora maduro, nรฃo deixa de jogar com os apetrechos do XXI.

078 - Trem

- publicidade -

Este รฉ o primeiro de uma sรฉrie de 13 textos para celebrar as 12 dรฉcadas de luz, cรขmera e aรงรฃo. Para cada um dos seguintes, uma dรฉcada (no primeiro teremos de 1895 a 1905, depois vamos de 10 em 10), com destaque de um filme por ano, apresentado com nome, diretor e duraรงรฃo, seguido por comentรกrios sobre sua importรขncia.

Esta sequรชncia de textos tem mais relaรงรฃo com dizermos que houve uma gestaรงรฃo do cinema do que um nascimento propriamente dito. A data, 28 de dezembro, รฉ considerada o parto porque neste dia houve a reuniรฃo de pessoas, o cartaz que anunciou, as distintas sequรชncias de imagens, enfim, o espetรกculo. Todos esses elementos jรก existiam, mas foram reunidos ali naquele dia. ร‰ como a invenรงรฃo da imprensa por Gutemberg, que soube juntar existรชncias ao invรฉs de tentar inventar algo, e acabou entrando pra Histรณria.

Antes daquele final de ano, o cinema existia nos jogos de sombras das cavernas bem antigas e nas invenรงรตes de Thomas Edison, sem esquecermos Platรฃo e sua premonitรณria alegoria. A pintura e a escultura, assim como os museus e diferentes formatos de exposiรงรฃo, ajudaram a educar o pรบblico pro cinema, e sobre isso um bom livro a ser lido รฉ O cinema e a invenรงรฃo da vida moderna, da recรฉm-fechada editora Cosac&Naify, fruto de querer refinar livros num paรญs que nรฃo sabe ler.

- publicidade -

Movimentos dos estudiosos da fotografia ajudaram no desenvolvimento dos รบltimos antecedentes do cinema. Gosto do desafio de Edward Muibridge sobre as patas do cavalo e da forma engenhosa que usou pra dispor as cรขmeras e fazer as tantas fotos que, em sequรชncia, davam a ilusรฃo de movimento. O mesmo efeito รฉ hoje chamado de bullet time, tudo uma questรฃo de dรฉcadas e fundo verde.

Os espetรกculos de fantasmagoria tambรฉm foram รณtimos pra ensinar o pรบblico a acreditar nas ilusรตes apresentadas em cena. Fantasmas, fogo e jogos de luzes e espelhos faziam melhor do que muito computador consegue atรฉ hoje. Desde as primeiras histรณrias o interlocutor sabe que aquilo nรฃo รฉ real, mas acredita no oposto, faz parte do pacto criado naquele espaรงo.

Se teatro de sombras ou cรขmara escura, se desenhos folheados no canto do caderno ou girados num disco pros olhos de um รบnico espectador, tudo isso รฉ cinema em potรชncia, รณvulos e espermas esperando alguรฉm botar praโ€ฆ corta!

A homenagem destes 13 textos ร  sรฉtima arte รฉ, mais do que uma vontade de encontrar o melhor, apontar alguns momentos interessantes atravรฉs da sugestรฃo de filmes. Alguns pela prรณpria obra, outros por uma cena, alguns pelos bastidores implicados em sua realizaรงรฃo ou em suas consequรชncias. Para isso, o leitor muitas vezes vai se incomodar com os filmes escolhidos pra representar cada ano.

Em 1895, por exemplo, uma escolha รณbvia seria Chegada do trem ร  estaรงรฃo, que traz junto a histรณria de que o pรบblico saiu correndo do comboio que se aproximava da tela. Jรก seria uma razรฃo pra escolha do curta, que tambรฉm traz, como disse Georges Sadoul, todos os planos do cinema em uma sรณ tomada. Tambรฉm dos Lumiรจres, Saรญda da fรกbrica seria um outro possรญvel tรญtulo pro primeiro ano, uma das primeiras cenas filmadas pelos irmรฃos e refilmada algumas vezes, sempre com vรกrias aรงรตes ocorrendo em uma sรณ tomada, num verdadeiro plano-sequรชncia. A opรงรฃo do ano, no entanto, foi outra e nรฃo se pode dizer qual รฉ o melhor filme ou o mais importante pro desenvolvimento das imagens na telona.

- publicidade -

Certamente algumas obviedades acontecerรฃo, mas nรฃo por serem figurinhas fรกceis nos manuais dos cinรฉfilos e estudiosos, mas por as obras terem esse status justamente porque sรฃo relevantes. Diretores podem ser repetidos, enquanto outros nem citados, o que nรฃo diminui ninguรฉm. Cada filme atรฉ hoje feito influenciou alguรฉm e faz parte dessa trajetรณria. Os antigos podem ser encontrados atรฉ no YouTube e sรฃo bem curtinhos. E como o texto รฉ livre, mesmo que um filme seja o escolhido daquele ano, outros podem ser citados. Por fim, outro critรฉrio de seleรงรฃo รฉ eu ter visto o filme. Ou saber iludir muito bem sobre isso. Aรงรฃo!

- publicidade -

Notรญcias Relacionadas

รšltimas Notรญcias

- publicidade -