PADRรƒO ALEMรƒO DE QUALIDADE E CRรTICA| LITERATURA

A Menina Sem Qualidades
A Menina Sem Qualidades

A literatura alemรฃ deu dois tiros certeiros de crรญtica social nos รบltimos anos. Um deles mais denso, de escrita elaborada e repleto de conceitos e reflexรตes filosรณficas, mas sem perder a boa fisgada ao leitor, รฉ o romance de Juli Zeh A menina sem qualidades. As relaรงรตes entre os alunos de uma escola, os professores e tudo o que envolve a dinรขmica escolar รฉ painel para um jogo que transcende o palco: vai ao mundo da vida, ao Lebenswelt e ao Dasein, conceitos que remetem a Husserl e Heidegger para mostrar que a experiรชncia de vida, a historicidade, requer que o indivรญduo se suje de mundo, como dizia um professor.

A jovem Ada traz em suas aรงรตes e seus pensamentos o existencialismo intercalado de niilismo capaz de isolรก-la, por opรงรฃo dela e alheia, na multidรฃo dos corredores e salas de aula. Alev, nรดmade de escolas e paรญses, vรช na pequena uma peรงa para seu xadrez, talvez a rainha. O jogo que eles se propรตem vai alรฉm do tabuleiro tradicional, como a fรกbula de Zeh brinca com o leitor desde o primeiro capรญtulo, quando o narrador jรก se mostra humilde em sua funรงรฃo, pela incapacidade de contar tudo, pois chegou mais tarde na histรณria. Confuso? Complexo.

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Pelas tramas que se apresentam em nรบcleos de aรงรฃo como conceitos filosรณficos, os capรญtulos se resolvem como episรณdios, como ensaios temรกticos apรณs os quais pode-se discutir o mundo atual e, sobretudo, as relaรงรตes humanas. A sociedade se apresenta como o espaรงo de relaรงรตes, expectativas e constantes frustraรงรตes, com a dureza de palavras e aรงรตes intercalada pela beleza de algumas descriรงรตes, como da esposa do professor, Branca de Neve nas feiรงรตes, quase cadรกver no gelo nรฃo fosse um passeio ao acaso de Ada.

Com humor perverso, os personagens se questionam quanto a seus lugares na sociedade, enquanto mรกscaras no jogo social e enquanto seres vivos na cadeia alimentar. O mesmo faz o leitor por diversos momentos da trama, que ganhou adaptaรงรฃo para sรฉrie na MTV brasileira, com exercรญcios narrativos que buscam gerar o estranhamento causado pela fragmentaรงรฃo da versรฃo literรกria.

Embora com tema aparentemente mais pesado, Ele estรก de volta, de Timur Vermes, รฉ um deboche ao alemรฃo dos dias de hoje. Numa aldeia global em que vivemos, o deboche se estende a todos. Hitler acorda em terreno baldio, em Berlim. Ele se lembra de ter mostrado a arma para a mulher e pronto, abriu os olhos em 2011. Nรฃo sabe o que ouve nesse intervalo, mas, estudioso, nรฃo demora a descobrir. Primeiro, tenta se localizar no tempo e no espaรงo, depois relaciona-se com as pessoas certas e diz o que precisa para mostrar que Hitler estรก de volta.

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Sem negar sua identidade, o personagem transita pelo showbusiness alemรฃo, ganha programa de TV, visita o partido que ajudou a fundar e faz enormes crรญticas ao povo e ร  forma pela qual o paรญs รฉ conduzido. Destrรณi em discursos as medidas polรญticas, estranha aรงรตes humanas (como as mulheres loucas que recolhem o que seus cรฃes deixam nos gramados dos parques) e entende as consequรชncias tristes da guerra perdida, como a necessidade de reciclar o lixo (se tivessem conquistado a Rรบssia teriam muita matรฉria prima).

Narrado pelo prรณprio, o livro mostra como funciona a cabeรงa desse Hitler no sรฉculo XXI, o que nรฃo deve ter sido fรกcil para Vermes, que declarou ter passado meses pensando como Hitler para entender como ele lidaria com a nova sociedade e, principalmente, suas formas de comunicaรงรฃo. O humor, inteligente e repleto de referรชncias, รฉ o que hรก de melhor. Por vezes, algumas tiradas ficam restridas ao conhecedor da lรญngua e da cultura alemรฃs, mas a maior parte requer do leitor conhecimento histรณrico e polรญtico da atualidade, alรฉm de suas formas de comunicaรงรฃo.

Hitler, amparado por Goebbels, foi exรญmio comunicador e isso nรฃo muda. Ele aprende a usar as novas mรญdias, mesmo que tropece ao usar alguns aparatos, como o celular. Retรณrico de marca maior, nรฃo precisa mentir para mostrar ao mundo o que pensa, e muitas vezes รฉ entendido de maneira equivocada porque o interlocutor nรฃo o leva a sรฉrio. A brincadeira de Vermes รฉ um alerta para que se pense o mundo de hoje, pois o que o personagem mostra รฉ, principalmente, o quรฃo alienado estรก o falante de hoje, muitas vezes inabilitado para ouvir.

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