Algumas séries vão ganhando o seu destaque com o tempo, enquanto outras já chegam com uma ótima campanha de divulgação e com um nome conhecido. Sendo encaixada no segundo argumento, a série de TV Bates Motel foi uma grande aposta desde o início, contando com um elenco conhecido e buscando trabalhar a origem de um dos maiores assassinos da história cinematográfica. Com isso, desde o começo o título não perdeu o seu tempo e foi sendo desenvolvido no meio de mistérios e assassinatos, chamando cada vez mais atenção para os seus principais personagens. Logo, respostas também foram surgindo na season finale, apresentando ao público um momento de impacto e revelando um pouco mais de Norman Bates.
Retornando praticamente do mesmo momento em que o ano 1 terminou, a nova temporada começa trabalhando exatamente em cima das consequências envolvendo o assassinato da Srt. Watson. A inocência de Norman (Highmore) é encoberta por lapsos de memória, personagens suspeitos e seu comportamento estranho. Enquanto isso, Norma (Farmiga) continua em busca de resolver questões envolvendo sua vida profissional e pessoal, encarando suas próprias verdades sombrias, quando segredos de família começam a aparecer e perigosas ameaças de vilões locais prejudicam sua tentativa de nova vida. Mais uma temporada recheada de revelações e ações que mostram ainda mais a superfície de tudo o que acontece em White Pine Bay.
Continuando com o seu mesmo formato, a série de TV passou por algumas alterações narrativas por conta dos fatos que ocorreram ao final do ano um. Entretanto, foi um dos pontos interessantes na perspectiva do ano 2. Com o público tendo conhecimento dos surtos de seu protagonista, logo os mistérios ficaram ainda mais intensos e interessantes, sabendo como utilizar o seu roteiro e o conteúdo apresentado em certos momentos para isso. A direção também segue o seu caminho, lidando com as diferenças e momentos distintos da segunda temporada, enquanto a ambientação continua sendo empregada da forma correta, fazendo com que a série lembre aspectos antigos quando necessário, mas utilizando a tecnologia ao seu favor.
A grande questão de Bates Motel é que nem tudo acaba se encaixando completamente. Com o roteiro apresentando não apenas uma perspectiva nova, mas também momentos diversos, o segundo ano peca um pouco em seu ritmo dentro de alguns capítulos. Entretanto, mesmo errando ao ir adiando uma resolução final sobre o assassinato da Srt. Watson, o programa mantém bons momentos e vai aprendendo como conciliar todas as suas questões. Entre alguns que podem ser citados são as próprias descobertas de Norman, além do crescimento de Dylan na trama. É claro, o elenco também ajuda muito para isso, já que cada nome parece ainda mais à vontade com seu personagem, apresentando assim situações cada vez melhores e de ótimas atuações.
Com mais detalhes e aprendendo com isso, a segunda temporada consegue atingir um status completo durante o seu desenvolvimento. Os erros aos poucos vão ficando pra trás, mostrando personagens mais profundos e revelando diversos detalhes do seu cotidiano, atingindo tal ponto também por trabalhar melhor os detalhes de seus perfis. Tudo é mais aprofundado na 2ª temporada, criando uma complexidade para o desenvolvimento da trama, mas não para o espectador que sempre tem tudo muito bem esclarecido ao acompanhar trajetórias distintas de fora. É um aspecto interessante ver o passado de Norma sendo explorado, assim como também a sua luta pelo seu negócio e o envolvimento errado com certos nomes. Entretanto, o lado positivo é que fica mais claro como a pequena cidade funciona.
Enquanto isso, Dylan vai crescendo em sua “carreira” por conta de reações no seu trabalho. As circunstâncias envolvem personagens distintos, começando com uma atitude vingativa de Bradley, passando por seu irmão e terminando com um envolvimento direto com a família para qual trabalha. No entanto, é a indagação final que cria uma ótima expectativa sobre o personagem para a próxima temporada. É claro, enquanto o membro mais importante da família Bates não poderia ficar de lado. Norman passa por impactos no novo ano, já que sua dupla personalidade acaba ficando mais ativa com suas alucinações, enquanto ele ainda conhece Cody, desenvolve uma nova afeição e passa por mais um turbilhão de emoções. Contudo, mesmo com situações distintas, é a união dos fatos em torno de todos os membros da família protagonista que deixa a resolução do novo ano ainda mais interessante, criando expectativas por conta de seus conhecimentos e por tudo o que pode ser mostrado na terceira temporada.
Classificação: