O que O Mundo Depois de Nós diz sobre o cenário sociopolítico da década de 2020?

Deixe o mundo para trás, personagens

O Mundo Depois de Nós, da Netflix, apresenta uma história distópica angustiante sobre exatamente até onde a humanidade irá quando mental e fisicamente for levada ao limite. Tem aquela energia de um filme de M. Night Shyamalan, lidando com duas famílias que são forçadas a trabalhar juntas nos arredores de Rhode Island quando um misterioso apagão atinge a América. Todas as comunicações foram cortadas, desde o serviço telefônico até a internet, deixando-os se perguntando o que exatamente está acontecendo enquanto se escondem em uma mansão.

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Eles são forçados a decidir se se alienam ou se unem, apesar dos preconceitos iniciais. Esta narrativa permite que o diretor do Sr. Robot, Sam Esmail, aborde raça, política, xenofobia e mídia, lembrando aos espectadores como os tempos sombrios podem ficar quando esse tipo de cenário apocalíptico ocorre. Na verdade, em um mundo pós-pandemia que acaba de voltar ao modus operandi, o filme atinge batidas emocionais diferenciadas. Quando o filme termina, Esmail tece habilmente algumas declarações sociopolíticas poderosas, reiterando o quão imperfeita e egoísta a humanidade tem sido na década de 2020.

A guerra civil de O Mundo Depois de Nós joga com a paranóia política

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Divulgação

Em O Mundo Depois de Nós, Clay (interpretado por Ethan Hawke) e Amanda (interpretada por Julia Roberts) estão hospedados em um Airbnb com seus filhos, Archie e Rose. GH (interpretado por Mahershala Ali, de Blade) é dono da mansão e aparece com sua filha, Ruth, após deixar a cidade. Ele está preocupado que a sociedade possa evoluir para o caos após o apagão, o que à primeira vista parece um grande exagero. Mas devido ao seu trabalho com empreiteiros militares, ele detectou sinais de possível invasão, terrorismo e ataque cibernético por parte de uma entidade estrangeira.

Com o tempo, todos aprendem a confiar uns nos outros, especialmente quando os sinais sonoros são enviados, causando-lhes dores de cabeça. Para piorar a situação, Archie é picado por um carrapato e parece ter contraído a doença de Lyme. Isso leva Clay e GH para a casa de um vizinho. Este sobrevivente, Danny (interpretado por Kevin Bacon), inicialmente reluta em fornecer remédios, deixando claro que está se escondendo e se preparando para o pior. Ele revela que ouviu conversas online de colegas teóricos da conspiração sobre ataques em várias partes dos EUA ao longo dos anos. Ele acha que esse novo terrorista é uma entidade asiática, enquanto Clay viu um drone lançando panfletos sugerindo que se trata de um partido do Oriente Médio que está prejudicando a América.

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Felizmente, após um impasse com armas, GH e Clay conseguem o remédio para tratar Archie, apenas para GH esclarecer o que ele acha que está acontecendo. Ele reconcilia todos os dados, indicando que faz parte de uma abordagem tripla que ele aprendeu com um cliente específico – uma elite que o fez movimentar fundos e sugeriu que algo monumental estaria acontecendo antes de escurecer. GH acredita que a questão das comunicações tem a ver com o isolamento, tudo preparado para deixar as pessoas ansiosas e em pânico. A segunda fase é sobre notícias falsas e desinformação, difundidas digitalmente antes do ataque, e agora, com o método de marketing de guerrilha de distribuição de folhetos em determinadas cidades.

Isto leva à fase final: a humanidade tornar-se-á naturalmente paranóica, egoísta e selvagem, voltando-se uns contra os outros. É algo visto em programas como The Walking Dead, bem como em The Last of Us, da HBO, mas, neste caso, esses zumbis são pessoas sem instrução que brincam com seus preconceitos e instintos animais. GH conclui que é isso que um golpe implica, sugerindo que está ocorrendo uma guerra civil. Embora não seja tão exato quanto o que aconteceu na realidade nos últimos anos, a história mantém muitos paralelos com o que aconteceu durante o ataque ao Capitólio nos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021. Esmail tece muito mais disso no narrativa, que foi adaptada de um romance homônimo de 2020 de Rumaan Alam.

No romance, GH não reuniu nenhuma pista nem fez nenhuma inferência sobre o incidente, mas o filme – embora nunca tenha verificado a verdade – molda sua própria clareza por meio das afirmações de GH. Alguns podem pensar que é um pouco pesado, mas Esmail adora refletir esses temas cerebrais de paranóia, política e humanidade se tornando monstros, como visto em trabalhos anteriores de Mr. Robot e Homecoming do Prime Video. Neste caso, embora muitas regiões da Ásia, Europa e Américas tenham experimentado turbulências políticas nos últimos anos, Deixar o mundo para trás parece ser de facto uma missiva sobre a configuração sociopolítica americana – algo que a Guerra Civil de Alex Garland está coincidentemente preparada para destilar.

A ignorância de Rose Riffs em O Mundo Depois de Nós

Rose e Archie encontram uma mansão em Leave the World Behind

Deixando de lado as questões do Juízo Final e da democracia, O Mundo Depois de Nós mergulha em algo mais fundamentado, real e compreensível para todos: o consumismo. Isso ocorre com a jovem Rose, que se torna niilista ao longo do filme. Ela passa de assustada a cínica, tudo porque odeia não poder assistir ao episódio final de Friends. Rose acha que a série é uma fuga do drama. É por isso que ela foge da mansão e vai para outra de propriedade dos Thorne.

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Enquanto Amanda e Ruth procuram por ela no final e veem Nova York sendo explodida, seja por nacionalistas, terroristas domésticos ou por uma facção militar interna desonesta, Rose se esconde no prédio abandonado. Ela está comendo lanches e encontra um DVD com vários shows e filmes, incluindo o final de Friends – apropriadamente intitulado “The Last One”. Ela sorri ao colocá-lo, mas conforme os créditos rolam imediatamente e a música tema toca, alguns espectadores acharam isso divisivo e desanimador.

No entanto, isso mostra o quão egoísta até mesmo uma Rose autoconsciente é. Ela opta ativamente por ignorar o fato de que sua família está procurando por ela e se colocando em perigo. Aborda os jovens, como eles buscam o conteúdo como uma fuga e como precisam consumir produtos. Isso cria uma distração da realidade – algo que Rose continua pedindo ao longo do filme enquanto perde aquela aura de compaixão e empatia.

Apesar de ouvir os telefonemas da mãe, Rose tem o seu paraíso eletrônico e não se importa se o mundo literalmente queimar ao seu redor. É uma ignorância intencional, mas, novamente, simpática, pois a criança pensa que lidar com essa tragédia é algo que os adultos devem fazer, não ela. Também se refere à parentalidade moderna, onde os pais deixam os filhos entregues à sua própria sorte e aos meios de comunicação. No entanto, os pais ficam surpresos com os vícios dos filhos e com o fato de eles não conseguirem sair desse modo cosmético que se tornou ainda pior na era digital e das mídias sociais.

O Mundo Depois de Nós reitera que a sociedade não evolui

Imagem do filme O Mundo Depois de Nós
Divulgação

Quando O Mundo Depois de Nós termina, o Esmail leva todos ao seu âmago. O cavaleiro Archie abandonou sua bravata masculina tóxica e teme por sua vida. Clay fica pensando que o carma o alcançou depois que ele abandonou uma mulher latina nas ruas quando as pessoas começaram a entrar em pânico. Rose experimenta uma felicidade superficial, mas isso não fará nenhum bem a ela e a seus parentes, dada a mensagem de que a guerra civil chegará à sua porta, ainda mais rápido para aqueles que não estão ouvindo ou estão despreparados.

Quanto a Amanda e Ruth, embora superem seus problemas (isso está implícito em vir de uma posição de racismo), elas sentem que este é o seu castigo. Eles evitam um ataque de cervos, mas ao verem a cidade em chamas, eles ponderam sobre seu papel em uma sociedade em declínio. Ruth também era uma pirralha e agora se pergunta se sua mãe está viva, pois a senhora deveria embarcar em um avião vindo do Marrocos.

É improvável, dado o estado de muitos acidentes de avião devido à queda de satélites. Enquanto Amanda acredita que ela deverá sofrer depois de capitalizar e explorar pessoas em sua carreira como executiva de publicidade e marketing. Ambos, ironicamente, eram desapegados e robóticos antes, vendo as pessoas como peões, mas no presente, tudo o que têm é um ao outro na floresta e o arrependimento pelo quão misantrópicos eram.

Por último, mas não menos importante, enquanto Danny acumula suprimentos (uma referência a muitos incidentes de mercearia do COVID-19), GH brinca que eles podem ter que voltar e matá-lo, bem como vagar para encontrar outros alvos. Clay fica surpreso com a ideia, mas GH sugere que eles precisam se tornar agressivos se quiserem sobreviver à queda iminente.

GH aceita que este é o seu próprio carma depois de todos os seus negócios sinistros, mas em vez de permanecer genuíno, bondoso e perseverante, ele acha que eles precisam ser lobos, mais do que nunca. No final das contas, todos eles desempenharam seu papel em um mundo destruído e precisam deixar isso para trás e evoluir para algo mais cruel se quiserem ver o amanhã. É o golpe final de Esmail, enunciando espiritualmente através da arte que, quando confrontada com a adversidade, a humanidade nunca se unirá para um bem maior.

O Mundo Depois de Nós já está disponível na Netflix.

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