Desde sua estreia em 2017, Dark, série original da Netflix, criada por Baran bo Odar e Jantje Friese dividiu opiniões, no entanto, ao longo dos seus três anos, chegou-se a um consenso: DARK É UMA DAS MELHORES SÉRIES DE TODOS OS TEMPOS.
Sucesso de público e crítica de Dark
A produção conquistou pontuações em aprovação de crítica de 95%, 100% e 97% nas suas três temporadas respectivamente; onde o consenso final relatava que “O capítulo final de Dark é tão emocionante quanto desconcertante, fechando o círculo dos espectadores sem sacrificar nenhuma das complexidades narrativas do programa.”
Há 3 anos atrás, em 2020 Dark chegou ao fim, concluindo com maestria seu ciclo, mas deixando um legado e muitas reflexões. Hoje, 27 de junho, é a data do apocalipse em Dark, para celebrar, listamos abaixo 6 curiosidades sobre a série que você talvez não saiba [Com spoilers]:
1 – Trilha sonora
De acordo com o site Digitali, de todas as série da Netflix, Dark foi eleita a 9ª melhor trilha sonora. O Cálculo foi feito pela OnBuy.com que analisaram as horas ouvidas das trilhas no Spotify.
2 – Os detalhes
O detalhes em Dark sempre foram a chave para muitas respostas. No primeiro episódios, Quando Katharina cheira o moletom de Ulrich, suspeitando de seu caso, a câmera dá um zoom brevemente na parede atrás dela.
Há um desenho de um padrão de labirinto e sabemos que labirintos são amplamente referenciados ao longo das três temporadas, sendo inclusive o símbolo da história de Ariadne e Teseu.
Além disso vemos um ingresso que diz “HELGE” em letras vermelhas. Helge é, um dos personagens mais importantes e centrais da trama, responsável por sequestrar as crianças sob ordem de Noah.
Esse é apenas um exemplo dos inúmeros que existem ao longo da série.
3 – Nenhuma fala de Dark é gratuita
No quarto episódio, um dos professores estão discutindo sobre o autor alemão Johann Wolfgang von Goethe. Uma de suas obras foi a peça “Fausto”, que consiste na história de um homem que faz um pacto com o diabo.
Faust troca sua alma por conhecimento e poder, traçando um paralelo direto com a trama de Bartosz e Noah. Outra conexão estranha, mas provavelmente significativa, com “Fausto” é o poodle que Claudia. O nome do cachorro é Gretchen, que é o mesmo nome do interesse amoroso de Fausto na história fictícia.
4 – A mulher no lago
Ainda na primeira temporada, quando os jovens vão para o lago nadar em uma tarde, Magnus e Bartosz brincam sobre o corpo de uma mulher ter sido encontrado no lago, mais tarde sabemos que se trata do corpo de Katharina que foi arrastado para o lago em 1987, que pouco antes de morrer arrancou o pingente de São Cristóvão do pescoço de Helene.
5 – Personagens que não existem
Charlotte, Michael/Mikkel e Ulrich não se sentam à mesa no final porque não existem no mundo original: estavam todos ligados a Jonas e Martha.
6 – Porque o Nome da série é DARK?
Em uma entrevista os criadores da série explicaram que o nome foi escolhido, pois a ideia era mostrar o lado sombrio da Lua. Além disso, que o público precisaria ter consciência que coisas ruins podem acontecer.
Sobre a trama da série Dark
A trama da primeira temporada acompanha a história de um garoto que desaparece, colocando quatro famílias em uma verdadeira busca por respostas. Além disso, a busca por um culpado também faz com que os segredos de uma pequena cidade sejam revelados, misturando uma abordagem de ficção e viagens no tempo.
Dark foi a primeira série original da Netflix completamente criada, produzida e filmada na Alemanha. E todas as três temporadas estão disponíveis na Netflix.
Confira também: Netflix: A lista com TODOS os lançamentos de julho de 20323
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.