Ficção científica é conhecido por ser um gênero de vez em quando incompreendido. Nichado por natureza, raramente se torna um fenômeno, o que claramente lamentamos. As produções do gênero tendem a explorar a natureza humana, os avanços tecnológicos e como tudo converge, impactando a construção e o desenvolvimento de uma sociedade.
Seja futurista ou não, tais filmes nos levam a uma reflexão complexa e profunda, muitas vezes nos fazendo repensar nossas próprias atitudes. Nos últimos anos, alguns filmes de ficção científica ganharam destaque, inclusive o Oscar.
Veja abaixo os 10 melhores filmes da ficção científica modena, de acordo com o Rotten Tomatoes:
Tudo em todo lugar ao mesmo tempo | 94% de aprovação
Disponível no Prime Video
Uma imigrante chinesa parte rumo a uma aventura onde, sozinha, precisará salvar o mundo, explorando outros universos e outras vidas que poderia ter vivido. Contudo, as coisas se complicam quando ela fica presa nessa infinidade de possibilidades sem conseguir retornar para casa.
Planeta dos macacos: A Guerra | 94% de aprovação
Disponível no Star+
César e seus macacos são forçados a entrar em confronto com uma milícia de humanos liderada pelo implacável Coronel. Mas após sofrer perdas inimagináveis, César resolve se vingar em um confronto final que irá determinar o futuro do planeta!
Ex Machina | 92% de aprovação
Disponível para compra e aluguel na plataformas digitais.
Um jovem programador chamado Caleb ganha um concurso e recebe a oportunidade de testar uma inteligência artificial criada por Nathan, um brilhante e recluso bilionário. Mas conforme os testes progridem, Caleb descobre que essa inteligência artificial é tão sofisticada e imprevisível que ele não sabe mais em quem confiar.
Perdido em Marte | 91% de aprovação
Disponível no Star+
O astronauta Mark Watney é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra.
I Am Mother | 89% de aprovação
Disponível na Netflix
Após a extinção da humanidade, uma adolescente criada por uma robô encontra outra humana e começa a questionar tudo o que aprendeu sobre o mundo.
Aniquilação | 88% de aprovação
Disponível na Netflix
Depois que seu marido desaparece em uma missão secreta, a bióloga Lena embarca numa expedição à uma misteriosa região interditada pelo governo dos EUA.
Duna | 83% de aprovação
Disponível na HBO Max
Em um futuro distante, planetas são comandados por casas nobres que fazem parte de um império feudal intergalático. Paul Atreides é um jovem cuja família toma o controle do planeta deserto Arrakis, também conhecido como Duna.
A única fonte da especiaria Melange, a substância mais importante do cosmos, Arrakis se mostra ser um planeta nem um pouco fácil de governar.
Avatar | 82% de aprovação
Disponível no Disney+
Apesar de não ter mais os movimentos da perna, o ex-fuzileiro naval Jake Sully ainda sente que pode ser um guerreiro. Sua intuição começa a se tornar realidade quando ele viaja anos-luz até a estação espacial montada no Planeta Pandora.
Habitado por grandes seres azuis, os Na´vi, o local tem uma atmosfera fatal para qualquer terrestre. Por isso, oficiais criaram o programa Avatar, em que um corpo biológico, híbrido de humano e Na´vi, pode ser comandado a distância.
Interstelar | 73% de aprovação
Disponível na HBO Max.
As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar.
Jogador Nº 1 | 72% de aprovação
Disponível na HBO Max.
Num futuro distópico, situado em 2044, Wade Watts, como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. No jogo, seus usuários devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico, baseado na cultura do final do século XX, para conquistar um prêmio de valor inestimável. Para vencê-lo, porém, Watts terá de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir.
Confira também: 4 filmes para quem gostou de Sem Saída
Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.