Após meses de espera pelo público, a série Wandinha está finalmente sendo lançada pela Netflix. E claro, com a chegada da série toda A Família Addams acabou também entrando em foco na mídia. Pensando nisso, resolvemos então nos aprofundar um pouco mais na história desta franquia ao longo dos anos.
Tendo sido criada em 1930, e ao longo dos anos conquistado fama ao ponto de ter adaptações para a TV, cinema e teatro, A Família Addams esteve no auge do seu sucesso ao longo da década de 1990 com o desenvolvimento dos filmes com Raul Júlia e Anjelica Huston. E claro, como toda franquia de sucesso a mesma é cercada por curiosidades de bastidores que fizemos questão de reunir em um único texto.
Confira abaixo 10 curiosidades sobre A Família Addams para você saber antes de assistir Wandinha
A Família Addams foi lançada originalmente como um cartoon
Criada por Charles Addams em 1938, A Família Addams foi desenvolvida para ser a antítese da família comum. Eles falavam sobre tudo o que era macabro e aterrorizante para qualquer outra família. Em uma história em quadrinhos nova-iorquina, Addams normalmente retratava a família fazendo coisas normais do dia a dia de maneiras bizarras através de suas tirinhas.
Por exemplo, ouvir música na sala parece completamente normal até que haja mãos desmembradas mudando o disco enquanto ele toca. À medida que a história em quadrinhos avançava, os membros da família nunca foram nomeados oficialmente, mas uma vez que a história em quadrinhos foi adaptada em uma série de televisão, tudo mudou.
Alguns membros da Família Addams tem poderes
A Família Addams já é conhecida por ser estranha e completamente fora do normal. E com isso, consequentemente, vem também a sua imunidade compartilhada a coisas perigosas. Eles podem sobreviver à eletricidade, fogo e envenenamento, pois são imunes a todos os três. Morticia pode criar fumaça de seu corpo e Tio Chico pode produzir eletricidade. Como a família trabalha junta para sobreviver, há vários casos em que cada membro da família mostrou seus poderes.
A premissa de Wandinha destaca os poderes psíquicos da sua protagonista, e ao longo de toda a série será posível também vermos alguns outros personagens que lhe cercam mostrando os seus poderes.
A Família Addams é descendente de espanhóis
Na hora de adaptar os quadrinhos para uma série de televisão, Charles Addams precisou definir um nome para o patriarca da família. Inicialmente, a ideia era chamá-lo de Repelli, para invocar o pensamento de “repelente”. Gomez não foi criado para ser convencionalmente atraente.
Nos quadrinhos, ele era baixo, tinha dentes tortos, queixo recuado e nariz estranho. Mas uma coisa que sempre foi verdade sobre ele foi seu amor por Mortícia. Charles Addams destacou isso para John Astin, o ator que interpretou Gomez na série de televisão e, assim, para retratar melhor esse amor por Morticia, Astin se inclinou para o estilo do amante latino, dando vida à herança latina deste personagem.
Jenna Ortega orgulhosamente lembrou ao público que A Damília Addams é descendente de latinos. Ao deixar isso óbvio em entevistas sobre Wandinha, Ortega disse: “Wandinha é tecnicamente uma personagem latina e isso nunca foi representado. Então, para mim, sempre que tiver a oportunidade de representar minha comunidade, quero que isso seja visto”.
Desta vez, Luiz Guzmán foi escalado como Gomez, solidificando os laços de Wandinha com sua identidade latina. A versão da série, inclusive, nos lembra muito mais o patriarca dos Addams apresentado nas tirinhas originais.
Wandinha é conhecida por gostar de torturar o seu irmão
Se você é um fã de A Família Addams, então esta curiosidae nem conseguirá te surpreender de alguma forma. Como já destacado, os Addams são conhecidos justamente por serem completamente incomuns quando comparados com famílias normais, e isso consegue ser muito bem retratado através da relação de Wandinha com o seu irmão Feioso.
Ao longo dos anos, e consequentemente através de muitos projetos, a personagem Wandinha sempre se destacou diante do público pelo seu jeito extremamente incomum de ser. O maior destaque veio nos filmes da década de 90, quando constantemente ao longo da trama na qual a mesma aparecia tentando ferir Feioso de diversas formas.
O primo It foi criado para a série de TV A Família Addams
Primo It, um dos membros da Família Addams, é uma criatura que ficou ao longo dos anos famosa por ser uma bola de cabelo ambulante. No entanto, ele não foi criado por Charles Addams, mas sim por um produtor da série de televisão na década de 1960. Ele não falava um idioma que o público entenderia, mas acabaria aprendendo a se comunicar com Morticia e Gomez. E com o sucesso, o mesmo então apareceu em todas as adaptações da Família Addams desde então.
Quer dizer, pelo menos até agora. O Primo It está presente em Wandinha apenas através de uma referência que envolve justamente o diário que fala sobre o Hyde. O objeto está escondido atrás de um cofre na sala das Belladona’s que fila localizado atrás de um quadro que contém justamente uma imagem do personagem. Ainda assim, ele não é mencionado diretamente. No entanto, se houver uma segunda temporada, certamente existe a possibilidade de que ele apareça em algum momento.
A clássica música da Família Addams foi criada através de improvisos
Seja você um fã ou não de A Família Addams, em algum momento da vida você já deve ter ouvido pelo menos o estalar de dedos da sua música tema. Mas você sabia que a sua origem é totalmente improvida?
A produção da série de TV tinha um orçamento baixo, o estúdio não tinha tanto dinheiro, e por isso a música tema foi criada de improviso por Vic Mizzy. O músico gravou sua voz por três vezes para parecer que eram três pessoas cantando.
Mãozinha nem sempre foi apenas uma mão
Mãozinha se tornou um personagem da Família Addams quando apareceu em uma história em quadrinhos da New Yorker ajudando Gomez a mudar os registros. Foi imaginado que ele fosse mais do que apenas mãos, mas por uma questão de audiência, Charles Addams o manteve desta forma.
Quando o programa de televisão se tornou um projeto, Mãozinha se transformou em uma mão em uma caixa que interagiria com o resto da família. Eventualmente, quando A Família Addams foi adaptada para um filme, ele se tornou uma mão que agia mais como uma aranha. Ele poderia pular e rastejar como uma mão com seu pulso.
Wandinha se mantém fiel à versão do Mãozinha que aparece nos filmes desde então. No trailer, ele descansa no ombro da protagonista, quase como um pássaro de estimação. A mão é mutilada como o monstro de Frankenstein para dar a dica de que ele foi remendado e que existe um passado dele neste universo.
Embora isso não aconteça na primeira temporada, talvez a série da Netflix possa mergulhar mais em sua história de origem e forneça detalhes sobre seu passado em possíveis novas temporadas.
O nome de Wandinha, Wednesday em inglês, foi inspirado por uma canção de ninar
Como Gomez e o resto do elenco, Wandinha foi nomeada quando o programa de televisão foi ao ar. Em vez de imaginar um nome normal para a filha dos Addams, Charles Addams se inspirou em uma canção de ninar chamada “Monday’s Child”. Inspirado na frase “O filho de quarta-feira está cheio de aflições”, esse parecia ser o nome perfeito para a garota travessa da Família Addams.
Wandinha é conhecida por encontrar coisas que outras crianças achariam assustadoras para serem interessantes. Ela não tem medo da morte, da tortura e do grotesco, aliás, ela o abraça. Nas prévias da série, ela afirma que não é contra aniversários porque a lembra que está “um ano mais perto do abraço frio da morte”. Ela é uma “criança cheia de aflições” porque ela não tem medo de coisas que fariam os outros se sentirem tristes, mas também não tem medo de tornar as coisas difíceis para os outros.
Tim Burton recusou dirigir o filme de A Família Addams na década de 1990
Envolvido atualmente com a produção de Wandinha, e sendo o responsável pela direção de 4 dos 8 episódios da 1ª temporada da série produzida pela Netflix, o cineasta Tim Burton já chegou a ser cotado anteriormente para assumir a direção de uma adaptação de A Família Addams. Entretnato, na ocasião ele recusou a proposta.
Isso aconteceu durante a década de 1990, com o filme que posteriormente foi lançado com Raul Júlia e Anjelica Huston como os intérpretes de Gomez e Mortícia Addams. Na época o cineasta foi convidado pelos produtores para assumir a direção do filme, mas acabou recusando a proposta mesmo com esses personagens passando ao público características que seriam esperadas pelo cineasta em seus projetos.
Confira também:
Wandinha terá 2ª temporada? Confira o que sabemos
Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.