O amor está no ar na Netflix, pelo menos na lista de filmes mais assistidos neste ano. As produções originais focadas em romance ganharam o serviço de streaming, se destacando inclusive entre o público brasileiro. Alguns títulos de grande sucesso, como A Caminho do Verão e Combinação Perfeita, apareceram na lista dos mais populares e mostraram que o amor é uma das temáticas mais consumidas. Outras plataformas, como a HBO Max e a Prime Video, seguem os mesmo caminho e também usam histórias de paixões para atrair ainda mais audiência.
Segundo uma lista da revista Bula, a Netflix conseguiu bons números com os filmes de romance originais. Apesar de não divulgar números oficiais, o serviço confirmou que essa foi uma das temáticas que geraram mais audiência. Amor com Fetiche, da diretora Hyeon-jin Park, por exemplo, foi elogiado pela crítica e também pelos. O filme lançado neste ano ficou algum tempo na lista de mais assistidos, e garantiu bons números para a plataforma nos primeiros seis meses do ano.
Outras produções originais, além da que citamos até aqui, se destacaram pelo foco total no romance. Algumas até ficaram mais voltadas para a comédia, como no caso de Amor e Gelato, mas quase sempre envolvendo um casal. Em agosto deste ano, mais precisamente no dia 12, essas produções devem ganhar ainda mais atenção. O motivo é a celebração informal do Dia dos Solteiros. A data costuma ser associada justamente com a busca de um novo amor, algo que acontece em todos esses filmes que citamos.
Uma reportagem feita pelo blog Betway Insider mostra que os solteiros são justamente as pessoas que mais gostam da temática romântica, e a ciência ajuda a explicar isso. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostra que os homens solteiros concentram níveis mais altos da substância testosterona, sobretudo em comparação com homens casados ou comprometidos. Ou seja, ficar solteiro significa ter níveis mais altos de libido. Tudo isso faz a vontade de assistir filmes com essa temática maior, pois é justamente o que estão procurando.
Em busca de um parceiro
A ideia dos filmes é mostrar que essa busca por relacionamento é algo normal, e quase todo mundo passa por isso. Ser solteiro ou casado não quer dizer ser melhor ou pior, mas sim diferente. Nosso corpo reage de maneira distinta, sobretudo na produção de algumas substâncias. Enquanto os solteiros podem ser mais estressados, por conta do cortisol no organismo, as pessoas em um relacionamento acabam mais felizes pela produção de feniletilamina durante a companhia de alguém amado. Isso não quer dizer que funciona sempre assim, mas é uma ideia generalizada.
Isso serve para qualquer companhia, e não apenas humanos. A reportagem feita pela equipe de jogos de roleta online da Betway, por exemplo, explica que a adoção de um cachorro pode ser o suficiente para isso. Se não for possível um contato físico com amigos, ou um membro da família, a dica é conseguir um pet que se encaixe na rotina, se possível. Isso deve garantir o aumento na produção de ocitocina, o hormônio do amor. Aliás, isso explica porque filmes que envolvem cachorros ou gatos costumam também ser um sucesso de público.
Ter uma companhia é fundamental, e os cientistas apontam isso como uma certeza. Nós somos seres sociais, e precisamos da companhia para compartilhamos momentos importantes da vida. Ficar solitário pode trazer muitos problemas. A psicóloga Maria Laís Campos explica isso de maneira simples e direta. “O isolamento potencializa respostas inflamatórias no organismo, enquanto redes sociais de suporte reduzem resposta ao estresse e potencializam funções anti-inflamatórias.”
Tradição no serviço de streaming
Não é só a Netflix que tem apostado no romance para chamar a atenção das pessoas, sobretudo no mês do Dia dos Solteiros. A HBO Max e a Prime Video também possuem inúmeras produções com a temática. O sucesso do filme Eiffel e da série Será Isso Amor? comprovam isso. O romance é uma categoria de sucesso, sobretudo com o público brasileiro, seja solteiro ou não. A ideia é mostrar como acontece a paixão, justamente para se aproximar do público.
O cinema no geral sempre trabalhou dessa maneira, por isso existem vários clássicos com essa temática. As plataformas de streaming apenas continuaram isso, e estão colhendo um grande sucesso. Os filmes de heróis continuam sendo consumidos pelas pessoas, mas alguns acabam tendo um sucesso momentâneo. As produções de romance são mais estáveis neste sentido.
Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.