Apesar das plataformas de streaming terem iniciado suas trajetórias com filmes ou mesmo seriados de drama, suspense ou comédia, a verdade é que a popularidade do género de esportes está fazendo com que as próprias empresas busquem por mais conteúdo dessa natureza. Quem não recorda do enorme sucesso da série documental “The Last Dance”, que foi uma das mais bem sucedidas no ano passado?
Ora, certamente que essa popularidade é algo que essas mesmas plataformas estão constantemente buscando. Tal significa que existem mais usuários com subscrições pagas. Porém, qual será a próxima série documental que poderá estar sendo planejada? Certamente, que o esporte brasileiro poderia ser uma excelente fonte de inspiração e até de potencial rentabilização.
Isso porque, uma vez que a Sportsbet apoia o São Paulo FC, existirá já um interesse relacionado associado. Além disso, muitos são os times brasileiros que contam com milhões de torcedores. Ou seja, a demanda e o interesse estariam presentes. Contudo, como foram as experiências das plataformas de streaming em relação ao acompanhamento de equipes de futebol?
Amazon Prime Video teve sucesso com séries de esportes focadas em equipes de futebol
Mesmo tendo causado alguma polêmica, uma vez que existia até acompanhamento nos vestiários dos times, a verdade é que a plataforma de streaming da Amazon conseguiu obter um grande público em sua série de “Tudo ou Nada”. Tendo acompanhado, durante uma temporada, times populares ingleses como Tottenham e Manchester City, rapidamente se percebeu que existe mesmo um público fiel para esse tipo de conteúdo.
Contando com alguns dos melhores jogadores do mundo, mas também técnicos emblemáticos (José Mourinho e Guardiola), ficou evidente que, com as peças certas, esse tipo de séries documentais de esporte poderiam sim funcionar muito bem. Para além disso, uma vez que é com base no acompanhamento dos trabalhos do time, todo o custo de produção dessas séries é relativamente baixo.
Desse jeito, até que ponto, mais tarde ou mais cedo, também não existirá uma série que acompanhe um dos maiores times do futebol brasileiro, como o Flamengo ou o São Paulo? Não existem grandes dúvidas que, uma vez que o Campeonato brasileiro é um dos mais competitivos e imprevisíveis do mundo, o suspense e drama seriam componentes que estariam constantemente presentes. Aliás, já existe um documentário sobre o futebol brasileiro que se revelou ser um autêntico sucesso.
Série de Tudo ou Nada acompanhou seleção brasileira
De forma algo surpreendente, a verdade é que a CBF aceitou que as câmaras da Amazon pudessem acompanhar a seleção brasileira em 2019, do início ao fim da Copa América. De fato, o acompanhamento dessa série se focou muito na relação entre os jogadores brasileiros. Algo que acabou chamando por muito público, que certamente ficou curioso em entender como os maiores craques brasileiros se relacionavam um com ou outros.
A verdade é que, para além dessa série documental de vários episódios ter sido um sucesso na Amazon Prime Video, ela também acabou dando sorte para a seleção brasileira. Uma vez que o time conseguiu ganhar essa mesma Copa América, protagonizando momentos inesquecíveis, que foram gravados e compartilhados nessa mesma série documental. Porém, será que existirá uma abertura tão grande por parte de todos os times para que sejam filmados todos os dias da temporada?
De realçar que o próprio José Mourinho, após ter deixado o time do Tottenham, desabafou publicamente de como a presença constante da plataforma de streaming da Amazon acabava por perturbar um pouco seu trabalho. É importante salientar que existiam filmagens em todos os jogos, quer o time estivesse perdendo ou ganhando. Por isso mesmo é que momentos marcantes da temporada, presentes no vestiário, rapidamente viralizaram. Mas será esse o futuro das séries documentais de futebol, nas plataformas de streaming?
Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.