Quando pensamos em jovens e na parcela da população de até 30 anos, a primeira coisa que nos vem à mente são as obrigatoriedades que esse momento da vida traz consigo.
No momento do vestibular, por exemplo, os alunos se preocupam com provas, prazos, conteúdos que irão cair em prova e até em exemplos de conectivos para usar na redação. Ademais, esta faixa etária também é a que mais influencia o mercado de jogos eletrônicos.
Este mercado, tanto de PC e videogames quanto jogos mobile, há vários anos vêm apresentando uma crescente em seus números de vendas, downloads e acessos, de maneira que ano após ano, este mercado representa um segmento extremamente importante e expressivo dentro da economia.
Contudo, esse número teve um salto gigantesco durante os anos de pandemia. Desde o início de 2020 até o presente momento, diversas plataformas de acesso a jogos viram seus números dispararem durante este período.
O fato de as pessoas, durante este período, se encontrarem enclausuradas e restritas devido ao avanço da pandemia, fez com que o acesso e o uso de dispositivos tecnológicos aumentasse de maneira drástica.
Logo, o consumo, acesso e download de jogos eletrônicos também viu, consequentemente, um aumento significativo durante estes quase dois anos, sendo um mercado que, ao contrário da maioria, cresceu durante a pandemia.
Pensando na importância e expressividade do mercado de jogos eletrônicos durante o período de isolamento, hoje iremos ver os jogos mais vendidos e acessados no ano de 2021.
As maiores vendas de todo o setor de jogos eletrônicos
Além da clara importância dos jogos para a sociedade, em questão de aprendizados e desenvolvimento cognitivo, a importância dos jogos na economia mundial é nítida, sobretudo em um contexto de pandemia.
Mas, quais foram as produções que revolucionaram o mercado nos últimos anos? Quais foram os títulos e as novidades mais rentáveis do ano de 2021?
De acordo com o blog Tec Mundo, especializado em tecnologia, os 20 jogos mais vendidos em junho deste ano, para a plataforma PlayStation 5 são:
- FIFA 21
- Ratchet e Clank: Rift Apart
- Marvel’s Spider Man: Miles Morales
- Mortal Kombat 11
- Assassin’s Creed: Valhalla
- Resident Evil Village
- It Takes Two
- Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
- Alex Kidd In Miracle World DX
- Demon’s Souls
- Call Of Duty: Black Ops Cold War
- NBA 2K21: Next Generation
- Watch Dogs: Legion
- Star Wars Jedi: Fallen Order
- Metro Exodus
- Returnal
- Scarlet Nexus
- Dark Alliance
- Guilty Gear – Strive –
- Crash Bandicoot 4: It’s About Time!
Já quando o assunto é o já, levemente obsoleto, PlayStation 4, os 20 jogos mais vendidos no ano de 2021 são:
- CyberPunk 2077
- GTA V
- God of War
- FIFA 2021
- Far Cry 5
- Far Cry 3: Classic Edition
- Mortal Kombat X
- NBA 2K21
- Far Cry Primal
- Anthem
- Minecraft
- Red Dead Redemption 2
- Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4
- PES 2021: Season Update
- The Sims 4
- Friday The 13th
- Mortal Kombat 11
- Need For Speed: Heat
- Injustice 2
- Far Cry 4
Além disso, de acordo com publicação realizada pelo UOL em julho deste ano, o mercado de games e jogos eletrônicos, atualmente, movimenta cerca de 300 bilhões de dólares anualmente.
Esse número estrondoso é o suficiente para fazer com que os Jogos Eletrônicos sejam, hoje, um mercado que possui valor maior que o valor combinado de TV, Cinema e Música.
Quais os jogos mais jogados do mundo?
Agora que vimos a expressividade que o mercado de jogos eletrônicos possui na economia todos os anos, você deve estar pensando, grande parte dos jogos mais jogados do mundo devem estar na lista de mais vendidos, não?
Na verdade não e isso se deve ao fato de que grande parte dos jogos eletrônicos que ocupam as melhores colocações no ranking de jogos mais jogados são gratuitos. Ou seja, não há necessidade de compra para acessar e realizar o download destes jogos. Alguns jogos da lista são sim pagos, contudo, grande parte é gratuita.
Abaixo veremos quais foram os 10 jogos mais jogados em todo o mundo até agosto de 2021:
1 – Roblox – com 199 milhões de jogadores simultâneos;
2 – Minecraft – com 140 milhões de jogadores simultâneos;
3 – COD: Warzone – com 100 milhões de jogadores simultâneos;
4 – Free Fire – com 50 milhões de jogadores simultâneos;
5 – Subway Surfers – com 27 milhões de jogadores simultâneos;
6 – Clash Royale – com 14 milhões de jogadores simultâneos;
7 – Fortnite – com 12.3 milhões de jogadores simultâneos;
8 – League of Legends – com 8 milhões de jogadores simultâneos;
9 – Crossfire – com 8 milhões de jogadores simultâneos;
10 – Clash of Clans – com 3 milhões de jogadores por mês.
Considerações finais
Pensar que os jogos são para um público infantil é, hoje em dia, um pensamento totalmente obsoleto. Isso é possível de ser observado nos números do mercado de jogos eletrônicos na economia.
Hoje, há jogos para todos os gostos e idades em diferentes modelos e vertentes, como RPG, esportes, arcade e inúmeros outros!