Os fãs do recente Stardew Valley e da nostálgica franquia Harvest Moon vão se sentir em casa com o mais novo farming simulator em estilo retrô Monster Harvest. O jogo combina elementos de RPG ao maior estilo Pokémon com a jogabilidade dos clássicos gerenciadores de fazenda, sendo uma ótima pedida para quem procura gastar muitas horas coletando recursos e cultivando seus vegetais, ou melhor, “planimais”. A principal atração do game é a possibilidade de transformar sua plantação em pequenos monstrinhos, que acompanham seu personagem durante a jornada e batalham ao seu lado quando necessário.
A história começa quando você recebe um chamado de seu tio pedindo para que você o ajude a cuidar de sua fazenda. Seu tio, Professor Spark, acabou se ocupando demais com as pesquisas envolvendo as chamadas gosmas, que são importantes ingredientes para criar os planimais e melhorar a produtividade das plantações. Por isso, precisa da sua ajuda para gerenciar sua propriedade. Os resultados das pesquisas atraíram diversas pessoas para a região, de forma que uma vila acabou se formando no entorno do laboratório do Professor Spark. Nem todos os moradores são tão amigáveis: uma empresa suspeita acaba de se instalar nas redondezas e parece estar interessada em dar outros usos para a gosma.
Para garantir o sucesso da sua fazenda e manter o vilarejo longe de problemas, você precisa gerenciar bem seus recursos e explorar ao máximo o que o jogo tem a oferecer. Confira a seguir algumas dicas e detalhes para ser o melhor fazendeiro de Planimal Point.
O início de Monster Harvest
Assim que o Monster Harvest começa, você é recebido pelo Professor e ele te dá quatro itens básicos para começar: uma picareta, um machado, uma enxada e um regador, além de algumas sementes de batata para seu primeiro cultivo. Com eles, você vai preparar o solo para o plantio e coletar pedras e madeira, itens que podem ser usados para criar outros ou vendidos em troca de dinheiro.
O jogo funciona da seguinte forma: seu personagem tem uma barra de vigor, que é consumida à medida em que você realiza tarefas; uma barra de experiência; e uma barra indicando quanto de dinheiro você possui. O clima muda a cada dia, podendo estar chovendo, com sol ou nublado. Além disso, o jogo tem estações e existem itens e sementes que são encontrados somente em estações específicas. Também podemos participar de eventos sazonais, que possuem mercadores que vendem itens não disponíveis na loja comum (ainda).
Você pode dormir até o dia seguinte para descansar totalmente e recuperar seu vigor ou dormir até a noite, único momento em que você pode acessar a dungeon, onde podemos batalhar contra outros planimais e coletar diversos itens valiosos.
Na primeira noite, seu tio aparece e novamente te pede ajuda: parece que há alguma perturbação nas masmorras e diz para você investigar, te dando uma espada e seu primeiro planimal: o Mutanque. No caminho, você encontra algumas gosmas que podem ser atacadas com sua espada e que você pode utilizar na sua plantação. São três principais tipos de gosma:
- Vermelha: transforma o vegetal em um planimal, sendo esse específico de cada tipo de semente;
- Verde: quando aplicada, acelera o crescimento da planta até essa já estar madura, podendo ser coletada na forma de vegetal ou de planimal;
- Azul: transforma seu vegetal em gado que pode ser armazenado após a construção do celeiro na sua fazenda.
Cada gosma pode ser aplicada em forma de supergosma, que é mais cara e mais “poderosa”: na vermelha, os planimais cultivados são mais fortes que os normais; na azul, ao invés de gado, produzimos uma montaria; e na verde, o efeito é variável de cada semente na qual a supergosma é aplicada.
Na dungeon, batalhamos pela primeira vez com planimais inimigos que, quando derrotados, derrubam o vegetal do qual foram originados e dão pontos de XP para seu companheiro monstro. Mas cuidado: se o seu planimal morrer na batalha e você não estiver com outro, você desmaia e acorda na clínica de Planimal Point, sem poder retornar à dungeon na mesma noite.
Cada vez que você acessa a dungeon em Monster Harvest, ela é modificada aleatoriamente, de forma que você não consegue continuar do ponto em que parou no dia anterior. Ela está dividida em níveis, e para passar para o próximo você precisa encontrar um baú que, após aberto e coletado seu conteúdo, libera o seu acesso para o nível seguinte.
Avançando em sua aventura no Monster Harvest
Depois de introduzidos às mecânicas básicas de Monster Harvest, existem alguns caminhos a serem seguidos para você avançar e melhorar sua fazenda.
Uma forma de melhorar tanto sua fazenda quanto seu personagem, é gastando dinheiro. Algumas coisas que consideramos como essenciais e que são possíveis somente comprando-as são:
- Melhoria da mochila: inicialmente, não temos muito espaço de armazenamento disponível na mochila do personagem, de forma que muitas vezes podemos ter que deixar itens para trás enquanto explorando as dungeons. Para evitar a perda de itens valiosos, vá até a loja e adquira a melhoria de espaço para a mochila. Também recomendamos que, assim que desbloqueado, você também crie um baú para guardar itens sem precisar carregá-los com você o tempo todo.
- Desbloqueio de novas áreas: existem áreas no game que só podem ser acessadas depois de o jogador pagar para liberá-las e, nessas áreas, existem itens e interações exclusivas que só estão disponíveis lá. Por exemplo, ao desbloquear a Baía Mansa por $1500, ganhamos a vara de pesca, item que pode ser usado em qualquer corpo d’água do jogo para pescar peixes tanto de água salgada quanto de água doce.
- Supergosmas: apesar de você poder encontrar gosmas soltas por aí e, mais pra frente, fabricá-las, as supergosmas só podem ser adquiridas no início do game comprando-as no Gosmarsenal. Assim, você pode comprar uma supergosma vermelha, por exemplo, para cultivar um planimal mais forte para que você consiga explorar mais a fundo as dungeons sem morrer nas batalhas.
Para gastar dinheiro, primeiro é necessário aprender como ganhá-lo em Monster Harvest. Você ganha dinheiro através da venda de itens: você pode colocá-los à venda no quadro perto de sua propriedade e, no dia seguinte, você recebe o pagamento por eles.
Fique atento aos arredores, pois você pode encontrar vários itens que aparecem todos os dias, porém, em lugares diferentes. Alguns têm outros usos, como as flores, que podem ser usadas como decoração. Mas é recomendado que você os venda, pois é uma forma muito simples e rápida de enriquecer no jogo.
Além do benefício imediato de ganhar dinheiro por vender os itens, no centro da vila de Planimal Point você pode acessar um quadro contendo coleções de itens que, quando completas, te dão uma recompensa específica. Então, sempre procure vender pelo menos uma vez cada item para ganhar uma recompensa.
Ao explorar as dungeons, procure ir com bastante espaço vazio na mochila e também carregar alguns itens que restauram seu vigor, pois você pode acabar ficando com a barra vazia depois de minerar pedras e coletando madeira.
Vale a pena jogar Monster Harvest? Confira nossa breve opinião:
Monster Harvest é um excelente simulador de fazendas por si só, mas que tem também a vantagem de trazer elementos únicos, porém familiares, com seus planimais, que remetem aos clássicos jogos da franquia Pokémon. O game te permite ficar horas jogando sem perceber devido à sua mecânica de esperar a plantação crescer, explorar e encontrar diariamente itens novos e participar de eventos únicos dentro de Planimal Point.
Alguns pontos fracos do jogo são a falta de personalização do seu personagem e a ausência de um mapa. Você só pode escolher entre quatro opções predefinidas de personagem, sendo duas masculinas e duas femininas, permitindo apenas a escolha do nome. A falta de um mapa nem sempre é algo negativo (a exemplo de Dark Souls) mas, nesse caso, muitas vezes podemos nos confundir dentro da vila quando desejamos ir a algum local específico. Outra característica negativa é que, após carregar o save, não é possível acessar o menu de configurações, ou seja, não há como alterar opções de som, gráfico e afins.
No entanto, esses “problemas” podem ser facilmente resolvidos pelo desenvolvedor através de atualizações e patches futuros, pois não se tratam de questões essenciais à mecânica do jogo. Apesar de ter seus defeitos, eles de longe não anulam a experiência de Monster Harvest, que é um jogo essencial para os amantes de uma vida rural, ainda que virtualmente.
Confira também:
Games With Gold: confira os jogos gratuitos para setembro de 2021
Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.