Com o seu desenvolvimento tendo sido confirmado inicialmente em 2019, a minissérie Missa da Meia-Noite (Midnight Mass em inglês) demorou ainda alguns meses antes de ter novidades concretas reveladas. Entretanto, desde os primeiros momentos que isso passou a acontecer também começaram a surgir comentários nas redes sobre uma possível conexão com A Maldição da Residência Hill e Mansão Bly. Mas isso é de fato real?
Um ponto válido a ser destacado é que a série antológica intitulada A Maldição foi desenvolvida através de adaptações. A primeira temporada foi baseada no livro de Shirley Jackson lançado em 1959 com o título de A Maldição da Residência Hill, enquanto a 2ª temporada (A Maldição da Mansão Bly) teve como base o livro de Henry James de 1898 intitulado A Outra Volta do Parafuso.
Por sua vez, Missa da Meia-Noite parece acompanhar uma história totalmente nova pelo que foi revelado até o momento. Contudo, é válido lembrar que ambos os projetos foram criados por Mike Flanagan e Trevor Macy.
Nomes do elenco de Missa da Meia-Noite estiveram em A Maldição da Residência Hill e Mansão Bly
Além de serem desenvolvidas pelos mesmos criadores, o público também começou a se questionar se Missa da Meia-Noite terá ligações com A Maldição pelo simples fato de que parte do seu elenco esteve em alguma das duas temporadas da série de Flanagam e Macy desenvolvidas pela Netflix.
Os atores e atrizes em questão são os seguintes: Kate Siegel (Residência Hill, Mansão Bly), Henry Thomas (Residência Hill, Mansão Bly), Rahul Kohli (Mansão Bly), Alex Essoe (Mansão Bly), Annabeth Gish (Residência Hill), Robert Longstreet (Residência Hill) e Samantha Sloyan (Residência Hill).
É válido citar que todos estarão interpretando personagens completamente diferentes, mas isso também não faz com que qualquer ligação seja totalmente descartada. Afinal, Siegel e Thomas, que estiveram nas duas temporadas, viveram outros personagens na ocasião.
Mesmo com tudo isso, Missa da Meia-Noite foi anunciada como um projeto sem conexões com A Maldição
No entanto, o desapontamento dos fãs que acreditam em tal conexão também pode surgir rapidamente pela simples afirmação já feita de que a minissérie Missa da Meia-Noite é um projeto totalmente separado deste universo. É válido destacar que o público pode sim sentir tal proximidade das séries por conta dos seus pontos em comum, mas não faria sentido esconder tal ligação.
Isso porque trabalhar o marketing de Missa da Meia-Noite tendo ligação com A Maldição seria muito mais fácil, justamente pelo fato de que conseguiria atrair o público da antologia iniciada. E embora Flanagan goste de guardar surpresas, algo tão grande poderia se tornar um grande tiro no pé ao deixar de lado um aspecto tão importante.
Então, infelizmente, ao que tudo indica teremos apenas Missa da Meia-Noite como um novo projeto solo criado pelos mesmos nomes de A Maldição.
Ainda que sejam diferentes, Missa da Meia-Noite pode ter referências de A Maldição
Apesar das diferenças, Mike Flanagan pode incluir algumas conexões sutis entre A Maldição e Missa da Meia-Noite. Por exemplo, o criador da série frequentemente lida com temas de vício, e já falou sobre sua sobriedade em uma carta apresentando a série, indicando que o tema continuará a ser abordado neste novo título.
Além disso, Flanagan é fã easter eggs, muitas vezes escondendo fantasmas ao fundo das cenas de A Maldição, o que aumentou o terror do show e fez com que ele fosse revisto várias vezes. Com o sucesso dos fantasmas escondidos em A Maldição da Residência Hill e A Maldição da Mansão Bly, os fãs certamente devem considerar o fato de que Missa da Meia-Noite pode vir a apresentar novas referências ou até mesmo trazer este aspecto de volta.
Sobre a minissérie Missa da Meia-Noite
A história de Missa da Meia-Noite se passa em uma ilha isolada povoada por uma pequena comunidade que já enfrenta algumas cisões internas e se vê ainda mais dividida com a volta de um jovem desafortunado, Riley Flynn (Zach Gilford), e a chegada de um padre carismático (Hamish Linklater). Logo após esses dois eventos, os habitantes da Ilha Crockett começam a presenciar eventos inexplicáveis, e aparentemente milagrosos, que coincidem com a vinda do padre Paul. Mas será que tamanho fervor religioso não cobrará seu preço?
Katie Siegel (A Maldição da Residência Hill) é uma das protagonistas da série, enquanto o restante do elenco será composto por Robert Longstreet, Annabeth Gish, Henry Thomas, Michael Trucco (Hunter Killer), Samantha Sloyan (Grey’s Anatomy), Rahul Abburi (Killer Ransom), Crystal Balint (The Bletchley Circle: San Francisco), Matt Biedel (Altered Carbon), Alex Essoe (Doctor Sleep), Rahul Kohli (Supergirl), Kristin Lehman (The Chronicles of Riddick), Igby Rigney (Blue Bloods) e Annarah Shephard.
O projeto vem sendo apontado como uma minissérie pela Netflix, composta por 7 episódios, contando com a produção executiva de Mike Flanagan e Trevor Macy. A mesma foi aprovada através do acordo que Flanagan e Macy tem com a Netflix para o desenvolvimento de novos projetos.
Missa da Meia-Noite será lançada em 24 de setembro.
Confira também:
What If…? | Saiba quando os próximos episódios serão lançados
Missa da Meia-Noite | Série de terror ganha teaser e data de estreia
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.