Muitos consumidores aproveitam as facilidades dos aplicativos de mobile banking para consultar saldos, fazer depósitos, aplicações, pagar contas e, principalmente, evitar idas às agências bancárias ou caixas eletrônicos.
Mas, à medida que os aplicativos bancários se tornam mais predominantes, também aumentam as oportunidades para hackers obterem suas informações pessoais e financeiras. Por isso, aqui estão 4 dicas reunidas em sites como https://365dicas.com para evitar ataques de hackers ao seu celular.
- Atualize o sistema operacional móvel do seu dispositivo
Certifique-se de estar executando a versão mais recente do sistema operacional, pois é provável que as versões mais antigas sejam inseguras.
- Instale a versão mais recente do aplicativo móvel do seu banco.
Seu dispositivo geralmente perguntará se o aplicativo está desatualizado e a loja de aplicativos oficial geralmente terá a versão mais recente. Atualizar seu aplicativo vai evitar problemas de segurança e dificultar a ação de hackers. Eles estão sempre de olho nas vulnerabilidades dos sistemas, seja dos aplicativos, seja dos celulares.
3 . Proteja seu dispositivo
Se você deixar seus filhos, ou qualquer outra pessoa, usar seu dispositivo, certifique-se de que eles sejam cuidadosos sobre quais sites vão acessar na Internet ou qual aplicativo vão instalar no seu aparelho, disse Shirley Inscoe, analista sênior da empresa de análise financeira Aite Group, com sede em Boston.
- Crie senhas fortes para o aplicativo de banco móvel.
Use letras maiúsculas e minúsculas, bem como números. E não use a mesma senha para diversos aplicativos ou aparelhos. Esse é o pior erro de todos, pois facilita e muito o trabalho dos hackers.
As pessoas tendem a usar as mesmas informações de login para vários sites. Mas seu aplicativo bancário precisa de proteção extra. Portanto, se seu e-mail for invadido ou algum site for comprometido por uma violação de dados, o fácil acesso ao seu login e senha pode deixar tudo mais fácil para os criminosos – e pior para você.
- Evite usar Wi-Fi gratuito
Sempre que você usar Wi-Fi público gratuito em um hotel, cibercafé ou aeroporto, certifique-se de ter uma VPN (rede privada virtual) instalada. A VPN criptografa suas comunicações na internet e impossibilita qualquer tipo de ação hacker.
- Certifique-se de que seu dispositivo esteja protegido por senha
Se o seu dispositivo for perdido ou roubado, ninguém poderá acessar suas informações bancárias online se você tiver uma senha. Ou seja: crie uma senha forte pare iniciar o seu aparelho o mais rápido possível.
- Tenha cuidado com as mensagens de texto SMS
Há muitas mensagens de spam sendo enviadas, como oferecer um cruzeiro para as Bahamas ou para o Caribe. As pessoas que clicam nesses links estão baixando algum tipo de vírus em seus telefones que podem acessar suas informações bancárias pessoais.
- Use o aplicativo móvel do seu banco
A maioria dos especialistas em segurança nas redes recomendam que o usuário use o aplicativo do seu banco em vez de fazer login por meio de um navegador da Web para dispositivos móveis , pois o aplicativo do banco é mais seguro. Outra dica é, assim que terminar de usar o aplicativo, fechá-lo e certificar-se de que o login foi desfeito.
Não deixe de acompanha todas as notícias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.