Sim, chegou a vez de Juiz de Fora. Após muitos eventos espalhados pelo Brasil, a cidade mineira finalmente terá a sua 1ª Bienal do Livro ainda em 2016. Na verdade, já no mês de junho.
Estive presente em uma coletiva de imprensa em que recebemos algumas das primeiras informações confirmadas pela organização. Entre elas, foram reveladas que eles esperam 60 mil visitantes nos seus dias de evento, que ocorrerá entre os dias 14 e 19 de junho. Além dos stands, a Bienal também oferecerá mesas redondas, oficinas tarde de autógrafos, encontro com autores, exposições e contadores de histórias.
Autores como Carina Rissi, Chris Melo, Patrícia Barboza, Graciele Mayrink e Gustavo Rosseb já são nomes certos no evento, que ainda contará também com a presença das livrarias Palavras e Ideias, Cadori Arco Íris, assim como as editoras Sextante, Intrínseca, Record, Novo Conceito, Ediouro e Girassol.
Buscando também abrir novos espaços e também valorizar os nomes da região, a Bienal de Juiz de Fora ainda contará com a presença de autores independentes e algumas editoras da região. Entre elas, a Editora Franco.
O projeto também conta com o apoio da TV Integração (Afiliada da Globo em Juiz de Fora, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Câmara Mineira do Livro (CML), marcando presença no calendário de eventos literários do Brasil.
Mais anúncios de nomes e editoras, assim como a programação completa, devem ser revelados na próxima semana. A 1ª Bienal do Livro acontecerá no Independência Trade Hotel.