120 ANOS DE CINEMA – 1966-1975 | KINOS

A tecnologia ajuda e atrapalha o cinema ao mesmo tempo. Se o steadycam comeรงa a ser testado pra se tornar, em pouco tempo, a principal ferramenta acrescentada ร  produรงรฃo nas รบltimas dรฉcadas, a televisรฃo ganha um grande parceiro pra manter as pessoas em casa: o videocassete. Pra segurar as salas de projeรงรฃo cheias, os estรบdios gastam cada vez mais, o que gera movimentos contrรกrios e buscas por produรงรตes alternativas. A mesma caixa luminosa que roupa pรบblico serve de laboratรณrio pra jovens aprendizes, assim como objeto de reflexรฃo pra construรงรฃo de histรณrias.

1966
Persona (Ingmar Bergman, 1h25โ€™)
086 - PersonaEm 1966, Orson Welles dirige Falstaff, baseado no texto de William Shakespeare, e diz uma das maiores verdades sobre o bardo inglรชs: ele รฉ um exรญmio roteirista de cinema. Em 1966, A grande escapada, de Gรฉrard Oury, se torna a maior bilheteria da histรณria da Franรงa, superada apenas por Titanic, dรฉcadas depois. Em 1966, Trรชs homens em conflito, de Sergio Leone, leva ao รกpice o western spaghetti, com destaque pra Clint Eastwood. Em 1966, Truffaut viaja ao futuro (distante entรฃo, mas nem tanto hoje) ao adaptar Fahrenheit 451, livro de Ray Bradbury, e influenciar Kubrick pro filme de 1971. Em 1966, Roberto Rosselini filma O absolutismo: a ascensรฃo de Luรญs XIV, seu primeiro filme didรกtico pra TV. Em 1966, Bergman lanรงa Persona, uma obra-prima do silรชncio.

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1967
Blow up (Michelangelo Antonioni, 1h51โ€™)
086 - Blow upCom o romรขntico subtรญtulo โ€˜Depois daquele beijoโ€™, a obra inglesa do italiano รฉ uma reflexรฃo sobre a imagem. Se bastasse ao fotรณgrafo apertar o botรฃo, ele jamais analisaria o trabalho que o envolveria numa trama de assassinato, liรงรฃo sobretudo no momento atual, em que tirar retrato รฉ automatismo pra esfriar comida. Arthur Penn muda a cara da violรชncia no cinema ao matar Bonnie e Clyde (subtรญtulo eufemรญstico โ€˜Uma rajada de balasโ€™) com o sangue saindo dos corpos que levam os tiros. Como ele disse, o pรบblico nรฃo queria mais ver o personagem vivo, um corte na cena e depois ele morto com maquiagem de sangue. Nessa linha do โ€˜desaconselhรกvel para menoresโ€™, Luis Buรฑuel mostra A bela da tarde Catherine Deneuve e Mike Nichols ensina Dustin Hofman como deve ser A primeira noite de um homem.

1968
2001, uma odissรฉia no espaรงo (Stanley Kubrick, 2h22โ€™)
086 - 2001Num tempo muito distante, um computador mais inteligente que os astronautas os guia em uma missรฃo espacial. Neste sensacional documentรกrio sobre o futuro, Kubrick gerou um novo padrรฃo pra ficรงรฃo cientรญfica. Usando efeitos e maquetes com segredos que o diretor nรฃo gostava de revelar, a obra รฉ, nos dizeres de Jacques Goimard, o primeiro filme desde Intolerรขncia que รฉ ao mesmo tempo uma superproduรงรฃo e um filme experimental. Mais uma ode ao silรชncio no tempo dos ruรญdos televisivos. ร‰ pela ausรชncia que Roman Polanski cria a angรบstia de O bebรช de Rosemary. Com apenas sugestรตes no lugar de efeitos especiais, o diretor jamais mostra o bebรช dessa histรณria aparentemente banal, mas que enlaรงa o espectador a cada instante. Mais envolvido que ele, apenas o visitante de Teorema, de Pasolini.

1969
Easy Rider (Dennis Hopper, 1h34โ€™)
086 - Easy riderQuando Hollywood brigava com os orรงamentos gigantescos pra colocar grandes produรงรตes na telona e lotar as salas pra bancar os custos, a Nova Hollywood queria experimentar sem pagar caro. O mais representativo desses longas รฉ Sem Destino, ou Easy Rider, como todos o chamam, mesmo que toda a produรงรฃo tenha sido mesmo sem um destino especรญfico. Em meio a brigas entre os protagonistas e a presenรงa indesejรกvel/nula de Jack Nicholson, o longa รฉ o principal exemplo de road movie e tornou-se cult num momento em que o cinema carecia de algo espetacular. Quando as repetiรงรตes comeรงam a se instaurar nas telinhas, ร‰ric Rohmer a mantรฉm na telona ao apresentar Minha noite com ela, um de seus seis contos morais que utiliza a mesma motivaรงรฃo em todas as histรณrias, todas com variaรงรตes apropriadas.

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1970
O garoto selvagem (Franรงois Truffaut, 1h25โ€™)
086 - Enfant sauvageCivilizar รฉ uma palavra complicada. Encontrar um menino de 12 anos no meio da mata e descobrir que ele nรฃo fala ou anda pode gerar diversas reaรงรตes, sobretudo a de querer civilizรก-lo. Truffaut mostra uma sensรญvel histรณria sobre educaรงรฃo, palavra mais requintada, em que o prรณprio atua, ou, em suas palavras, dirige de outro lado da cรขmera. Tรฃo instigante quanto a histรณria รฉ a fotografia em preto e branco. Robert Altman leva ao pรบblico a comรฉdia M.A.S.H., proibido na Coreia, onde se passa a histรณria. O filme se tornou sรฉrie de TV e peรงa de teatro, faรงanha pra poucos atรฉ entรฃo. Enquanto isso, o mundo assistia a Aeroporto, marco do chamado filme-catรกstrofe. Este ninguรฉm proibiu.

1971
Laranja mecรขnica (Stanley Kubrick, 2h16โ€™)
086 - LaranjaA adaptaรงรฃo quase integral do livro de Anthony Burgess รฉ uma bengalada no saco do espectador ao som Singinโ€™ in the rain. A juventude autista que cria suas prรณprias regras ignora os valores da sociedade em busca de diversรฃo e precisa do tratamento Ludovico pra voltar ao prumo aceitรกvel. Funciona? Ao frenesi dos veks se contrapรตe a paixรฃo do protagonista de Morte em Veneza, de Luchino Visconti, adaptado do Nobel Thomas Mann. Filme de poesia nos enquadramentos e nas luzes, distante do que o jovem Steven Spielberg faz com seu tenso longa pra TV Encurralado. A televisรฃo comeรงa a oferecer caminhos pro cinema ao invรฉs de apenas brigar com ele.

1972
O poderoso chefรฃo (Francis Ford Coppola, 2h55โ€™)
086 - GodfatherSurge um novo parรขmetro pro cinema de gรขngsters. A trilha felliniana de Nino Rota se soma ร  direรงรฃo sem medo de um dos jovens promissores do cinema americano, a histรณria familiar de Mario Puzo dialoga com a fotografia de Gondon Willis (que depois se tornou fiel companheiro de Woody Allen), a interpretaรงรฃo de Al Pacino confronta o รญcone Marlon Brando, entรฃo com 42 anos, mas impecรกvel como patriarca. A direรงรฃo opunha os egos dos atores, por isso o resultado alcanรงado. Brando protagoniza, no mesmo ano, o gastronรดmico รšltimo tango em Paris, respeitando o principal ingrediente da cozinha local: a manteiga. Da Suรฉcia vem Gritos e sussurros, de Bergman, que o diretor considera como seu รบnico filme que nรฃo pode ser visto em preto e branco. O longa รฉ, claro, bem mais do que a cenografia vermelha.

1973
Noite americana (Franรงois Truffaut, 1h56โ€™)
086 - Noite americanaEste รฉ o filme must watch pra entender a sรฉtima arte. Desde o primeiro plano-sequรชncia รฉ possรญvel perceber o quanto Truffaut domina o que faz, a ponto de atuar e explicar o que รฉ o cinema numa sรณ cartada, e isso inclui os conflitos humanos dos bastidores. Nada daquilo รฉ exagero, pode acreditar. Fellini se permite o limite, caso ele exista, com Amarcord, uma sensacional e divertida histรณria de poucos pudores e muitos absurdos. Scorsese apresenta sua visรฃo de violรชncia em Mean Streets e Friedkin explica o que รฉ fazer terror com O exorcista. A grande novidade comercial รฉ Emmanuelle, paradigma do grande mercado de pornografia.

1974
Chinatown (Roman Polanski, 2h11โ€™)
086 - ChinatownO cinema noir criou seu padrรฃo algumas dรฉcadas atrรกs, mas a luz da Califรณrnia ajudou a construir traรงos diferentes neste trabalho de Polanski. O nรญvel de violรชncia รฉ tanto que o prรณprio diretor cortou o nariz de Jack Nicholson numa cena em que contracenavam. A intensidade do ator รฉ tanta que o esparadrapo nรฃo chama mais atenรงรฃo que seu olhar. Wim Wenders, diretor adorado no mundo cult, cria uma versรฃo de road movie europeu com uma jornalista e uma menina em Alice nas cidades. Mel Brooks lembra Marx (um evento รฉ trรกgico da primeira vez e farsesco quando se repete) ao trazer os clรกssicos de terror da Universal na sรกtira O jovem Frankenstein.

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1975
Tubarรฃo (Steven Spielberg, 2h04โ€™)
086 - JawsFilas nas entradas do cinema era o que todos os produtores queriam e o conceito de blockbuster (arrasa-quarteirรฃo) tem em Steven Spielberg, desde entรฃo, seu midas. Abusando de cรขmeras subjetivas e de partes do monstro marinho, o diretor concentra a tensรฃo no nรฃo visto (como o bebรช de Polanski) e na cรขmera subjetiva, como exercitou em 1971. Empilhamento de subjetividades acontece na instituiรงรฃo de Um estranho no ninho, obra-prima de Milos Forman e show de atuaรงรฃo de Jack Nicholson, que valeu ao filme 12 anos de exibiรงรฃo ininterrupta na Suรฉcia, recorde atรฉ hoje. Stanley Kubrich usa objetivas Zeiss com f 0,7, a maior abertura possรญvel, pra conseguir a ambientaรงรฃo de Barry Lyndon. Velas sรฃo suficientes pra iluminar o set, menos coloridos que os espetรกculos paralelos de mรบsica e polรญtica de Robert Altman em Nashville.

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