120 ANOS DE CINEMA – 1956-1965 | KINOS

A Segunda Guerra parece ter ficado pra trรกs, restando a lembranรงa que o cinema cultiva enquanto responde aos anseios de uma nova discussรฃo democrรกtica no mundo todo. Na Inglaterra, o Free Cinema quer romper com padrรตes e criar um modo prรณprio de filmar. Na Franรงa, a crรญtica nรฃo se contenta em opinar e pรตe a mรฃo na massa pra mostrar o que quer, donde surge a Nouvelle Vague. Nomes como Bergman e Fellini inscrevem-se inesquecivelmente na sรฉtima arte e a sensualidade ganha as telas e gera tanta polรชmica quanto Pasolini. Se a dรฉcada parece apontar novas liberdades, termina com conflitos decorrentes da Guerra Fria e com um golpe civil-militar no Brasil. O Cinema Novo nasce apanhando.

1956
Noite e neblina (Alain Resnais, 31โ€™)
A forรงa poรฉtica das falas, o sorrateiro movimento da cรขmera em longos travellings e as imagens de arquivo misturam as cores do presente com as sombras do passado em preto e branco, neste que รฉ um dos mais impactantes documentรกrios sobre campos de concentraรงรฃo. Nos poucos minutos da obra encomendada pelo Comitรช Histรณrico da Segunda Guerra, inรบmeras sensaรงรตes se confundem e todas se acumulam no estรดmago. Ao impacto das imagens soma-se o polรญtico, pois o ponto de partida รฉ um campo de concentraรงรฃo nazista em Pithiviers, uns 80 quilรดmetros ao sul de Paris. Entre as imagens de arquivo, havia uma com um soldado que portava um quepe tรญpico da guarda francesa, mostrando que nรฃo eram apenas alemรฃes que administravam o lugar. Resnais foi convidado a apagar a imagem com guache, fazendo parecer uma madeira onde antes havia uma denรบncia. Impacto diferente causaram a sensualidade de Brigitte Bardot em E deus criou a mulher e Carroll Baker chupando dedo em Baby Doll. Quando este estava em cartaz, padres ficavam na porta do cinema anotando os nomes do fiรฉis que entravam na sala. Era o erotismo, polรชmico desde sempre.

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1957
O sรฉtimo selo (Ingmar Bergman, 1h36โ€™)
085 - Sรฉtimo seloQuando a Morte joga xadrez รฉ importante ficar atento. Fรกbula medieval sobre o destino, essa obra-prima sueca รฉ um convite ร  reflexรฃo. Enquanto busca respostas pra Peste Negra que assola a Europa, o homem que volta das cruzadas entende o jogo das histรณrias humanas que sempre esbarram no medo de morrer. Enquanto a trupe cresce, a esperanรงa de salvaรงรฃo continua, mas no fim existe uma รบnica certeza. Com fotografia sombria e um toque poรฉtico como apenas Bergman รฉ capaz, O sรฉtimo selo tem o tom quixotesco de jogar com o mundo, o que jรก nรฃo ocorre em Morangos selvagens, lanรงado no mesmo ano. A temรกtica do vazio depois de uma cruzada รฉ comum, mas sรฃo variaรงรตes inigualรกveis sobre o mesmo tema. Numa comรฉdia espanhola de 2003, Torremolinos 73 (traduzido como Da cama para a fama), ao receber a cรขmera de uma equipe sueca pra filmar pornรด, um homem estuda cinema e descobre Bergman. Homenagem peculiar. No Japรฃo, Akira Kurosawa constrรณi o Castelo da Teia de Aranha em tamanho natural pra contar sua versรฃo de Macbeth em Trono de sangue.

1958
A marca da maldade (Orson Welles, 1h35โ€™)
085 - Marca da maldadeO filme foi feito para Charlton Heston, que pediu Welles na direรงรฃo. O estรบdio aceitou, mas nรฃo engoliu Welles atรฉ o final, o demitiu na pรณs-produรงรฃo e terminou o filme como quis. Em 1998 foi feita uma re-ediรงรฃo, seguindo as instruรงรตes que o diretor deixou antes de morrer. Ao longo das filmagens, Welles tambรฉm mudou tudo, das origens dos personagens ao roteiro, o qual re-escrevia durante o dia e filmava de noite. O resultado รฉ um noir shakespeariano que conta (ele deve ter lido o texto de 1941) com รณtimos planos-sequรชncia. Hitchcock joga Kim Novak do alto diante de James Stewart em Um corpo que cai, com acordes clรกssicos de Bernard Herrmann. Na lista constantemente renovada da Sight & Sound, o filme ocupa hoje o primeiro lugar como o melhor a histรณria do cinema. Um destaque do ano que tรก longe dessa lista รฉ Les amants, de Louis Malle, em que a crรญtica ร  nova burguesia sรณ nรฃo รฉ maior que o escรขndalo causado no Rio de Janeiro de Nelson Rodrigues, em que o longa รฉ motivaรงรฃo pra muitas aรงรตes do folhetim Asfalto selvagem.

1959
Os incompreendidos (Franรงois Truffaut, 1h39โ€™)
085 - IncompreendidosLembra do sujeito que escreveu a anรกlise do cinema francรชs, alegando que havia uma certa tendรชncia? Muitos dizem que o crรญtico analisa filmes porque nรฃo sabe fazer, mas Franรงois Truffaut mostrou que a crรญtica pode ser uma forma intensa de estudar cinema e, se preciso, mostrar como fazรช-lo. Seu primeiro longa estรก entre os preferidos de diversos diretores e isso ocorre porque a histรณria do jovem Antoine Doinel traz lembranรงas ou desejos da juventude, alรฉm da liberdade da cรขmera de levar o espectador a viver aquele momento, sobretudo pelas ruas de Paris. Admirador de Hitchcock, Truffaut aproveita a chance pra aparecer no filme, e faz isso duas vezes, nรฃo bastasse a histรณria ser fruto de experiรชncias pessoais. O filme รฉ dedicado a seu pai cinematogrรกfico, Andrรฉ Bazin, que morreu no dia em que a cรขmera foi disparada a primeira vez. Bazin foi um dos principais incentivadores do que viria a se tornar a Nouvelle Vague, inaugurada no mesmo ano com Nas garras do vรญcio, de Claude Chabrol, e Hiroshima mon amour, de Alain Resnais, representante da Rive Gauche do cinema francรชs (os que jรก faziam cinema e seguiram os rumos da nova onda).

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1960
Acossado (Jean-Luc Godard, 1h30โ€™)
085 - AcossadoConsiderado o filme-modelo da Nouvelle Vague, sua principal caracterรญstica sรฃo os raccords, os cortes entre as cenas que levam o espectador a preencher o espaรงo ou o tempo ausentes. O fato รฉ: Godard achou o primeiro copiรฃo do filme muito longo, mas nรฃo queria suprimir cenas, por isso cortou segundos no inรญcio e no fim de cada plano, tornando a narrativa rรกpida e dinรขmica, num ritmo sincopado herdado pelas dรฉcadas seguintes. Quem quiser conhecer Roma pode flanar por La dolce vita e encontrar Anita Ekberg banhando-se de noite na Fontana di Trevi. ร‰ a forma de Fellini contar variaรงรตes sobre o mesmo tema e inspirar Paolo Sorrentino, que o homenageia em A grande beleza, de 2013. Ainda na Itรกlia, a รณpera marxista Rocco e seus irmรฃos dรก uma aula de roteiro e retrata dilemas nas relaรงรตes fraternais quando a paixรฃo entra em jogo. Outra aula, nesse caso de psicologia e cinema, รฉ dada por Hitchcock em Psicose.

1961
Shadows (John Cassavetes, 1h27โ€™)
085 - ShadowsAntes de Glauber Rocha falar da cรขmera na mรฃo e da ideia na cabeรงa, John Cassavetes entrou num apartamento sรณ com a cรขmera e deixou a cabeรงa funcionar. A cรขmera era uma cรฉlebre 16mm, num tempo em que o cinema usava 32mm, e a motivaรงรฃo e os atores estavam lรก. Diante de cada estรญmulo do diretor, o elenco improvisava, carregado de entrega. No momento da experimentaรงรฃo livre, o longa se destaca por romper com o padrรฃo estabelecido nas dรฉcadas anteriores e coleciona as cenas de forma organizada na montagem. A primeira versรฃo do trabalho foi perdida, mas uma segunda foi construรญda e circula atรฉ hoje. Pelo menos Cassavetes montou o que havia perdido, nรฃo fez como Alain Resnais, que deixa o espectador encaixar as peรงas no labirinto narrativo O ano passado em Marienbad. Resta o aplauso a Michelangelo Antonioni, que deixou a desconstruรงรฃo no casamento dos personagens de A noite.

1962
Clรฉo das 5 ร s 7 (Agnรจs Varda, 1h30โ€™)
085 - ClรฉoO filme รฉ basicamente a vida de Clรฉo durante duas horas. Ao acompanharmos esse momento em tempo quase real, que vale o destaque do filme, nos deparamos com a sensibilidade de uma cantora que estรก a poucos minutos de buscar um exame que ela acredita mostrar um cรขncer terminal. Tudo ganha a perspectiva ambรญgua durante essa hora e meia que antecede o resultado, com a ideia da morte iminente indo e vindo conforme os encontros, tudo no ritmo musical que pauta a vida da personagem. Musical รฉ tambรฉm Jules e Jim (ou Uma mulher para dois), histรณria de amizade entre dois homens e uma mulher num pas-de-trois em que a cรขmera orquestra o ritmo. Outro exercรญcio de sensibilidade do ano, assim como o de Truffaut, รฉ o รบltimo trabalho de Yasujiro Ozu, O gosto do saquรช, quando o pai tenta casar a filha que optou por cuidar dele. Trรชs histรณrias pessoais com parรขmetros diferentes de relaรงรตes com o outro, trรชs abraรงos cinematogrรกficos, por vezes com tapinha nas costas.

1963
Oito e meio (Federico Fellini, 2h18โ€™)
085 - Oito e meioQual foi o artista que nรฃo sentiu bloqueio em algum momento da criaรงรฃo? Federico Fellini teve muitos e os relata nessa autobiotravia (assim mesmo, de trava), em que um diretor de cinema รฉ atormentado pelo passado. Quando nรฃo sรฃo os antigos colaboradores em busca de emprego, sรฃo as lembranรงas e os tormentos que bloqueiam novas ideias, num filme em que a palavra meta-cinema ganha novas proporรงรตes. Quando Woody Allen fez seu nono filme, considerou o oitavo e meio, porque o primeiro nรฃo รฉ autoral, e fez homenagem ao artista italiano em Memรณrias. Antagรดnicos sรฃo Luchino Visconti em O leopardo, no qual esbanja perfeiรงรฃo e minรบcia ao pintar cada cena com detalhe (destaque pro baile, impecรกvel), e Alfred Hitchcok em Os pรกssaros, no qual aprendeu a lidar com improvisos dos atores, pois muitos ficavam ainda melhores que as cenas marcadas. No entanto, nenhum improviso foi tรฃo bom quanto o da Baleia em Vidas secas, de Nelson Pereira dos Santos: minutos de aplausos em Cannes.

1964
Deus e o Diabo na terra do sol (Glauber Rocha, 2h05โ€™)
085 - Deus e o diaboAntes de o Brasil perder o respiro de democracia que havia conquistado, a intelectualidade estava efervescente e produzindo em diversas รกreas. Dessas discussรตes surgiu o Cinema Novo, inspirado nas vanguardas europeias, mas com nosso toque tupiniquim. Glauber Rocha รฉ considerado o maior representante do movimento e grande propagador do discurso que ele mesmo denominava de โ€˜estรฉtica da fomeโ€™. Uma fome que ganhou novas proporรงรตes com o novo regime e gerou outros apertos pros produtores, mas nรฃo sua derrocada. Se os brasileiros eram calados, os franceses cantavam: Os guarda-chuvas do amor, de Jacques Demy, mostra que um musical pode ir alรฉm dos nรบmeros coreografados em meio ร  histรณria falada. Todo o filme รฉ cantado, com a constante mรบsica de Michel Legrand sem pausas para nรบmeros. Sergio Leone inaugura o Western Spaghetti com Um punhado de dรณlares e 007 contra Goldfinger se torna emblemรกtico na trajetรณria do herรณi inglรชs.

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1965
O demรดnio das onze horas (Jean-Luc Godard, 1h55โ€™)
085 - Pierrot le fouNa linha fugitiva de Acossado, Godard leva seu Pierrot pela costa mediterrรขnea em constantes deslocamentos ao lado de Marianne. Se envolvem em trรกfico de armas e numa trama polรญtica diretamente ligada ao conflito na Argรฉlia, por isso nunca sabem onde estarรฃo no instante seguinte. A cรขmera tambรฉm parece ter essa dificuldade e acompanha as sรบbitas mudanรงas do casal, transmitindo ao espetador a sensaรงรฃo de que o filme รฉ construรญdo ร  deriva, conforme as escolhas dos personagens. No mesmo ano, Godard vai o futuro mostrar como seria o mundo governado por computadores em Alphaville, onde as relaรงรตes pessoais se tornam mais complexa em funรงรฃo do novo contexto. ร‰ tambรฉm o ano do insano Repulsa ao sexo, de Roman Polanski, primeiro da chamada Trilogia do Apartamento. Este, aliรกs, รฉ o protagonista, pois o diretor queria dar a impressรฃo de que as proporรงรตes do lugar mudavam e pra isso lidou com lentes e cenรกrios diferentes. Catherine Deneuve quase enlouqueceu de verdade ao final das filmagens.

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