120 ANOS DE CINEMA – 1906-1915 | KINOS

Todo mundo jรก sabe o que รฉ o cinema, entรฃo รฉ hora de ele se afirmar. Em sua segunda dรฉcada, a sรฉtima arte continua explorando o que descobriu nos anos anteriores, mantรฉm-se em busca de novas alternativas (sempre) e, o mais importante, sistematiza seus conhecimentos. De modo aristotรฉlico, comeรงa a separar elementos que herdou do teatro e os reconfigura, desenvolvendo linguagem prรณpria. ร‰ a dรฉcada da expansรฃo em vรกrios paรญses do que antes parecia ser uma arte francesa, do crescimento megalomanรญaco desse espetรกculo com a descoberta do รฉpico e da coroaรงรฃo do exercรญcio narrativo com a montagem alternada. O cinema comeรงa a andar com as prรณprias pernas.

1906
As quatrocentas faces do diabo (Georges Mรฉliรจs, 17โ€™)
Ele estรก de volta e desta vez num frenesi incansรกvel que mistura truques de palco e de cรขmera. Nessa mistura de alรงapรตes e cortes, o grande mago do inรญcio do cinema parece ter mesmo vontade de mostrar as 400 faces do diabo, porque segue num ritmo tรฃo intenso que os 17 minutos parecem nรฃo conseguir conter tantas aรงรตes. Entre malabarismos de atores, efeitos conhecidos de fumaรงa para desaparecimentos e a famosa cena da carruagem com o cavalo de ossos (num delicioso exercรญcio que mistura homens e fantoches), o filme ainda surpreende por ter cores. Recurso novo? Pelo contrรกrio: o bom e velho lรกpis de cor, pacientemente aplicado a cada um dos 16 frames por segundo daquele tempo. Outro filme interessante do ano รฉ As consequรชncias do feminismo, da pioneira Alice Guy-Blachรฉ, no qual inverte os papรฉis de homens e mulheres, apoiando-se em todos os clichรชs de uma sociedade que pode ser repetitiva se maniqueรญsta.

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1907
O hotel assombrado (James Stuart Blackton, 6โ€™30โ€™โ€™)
O filme que intrigou o mundo. Blackton mistura de tudo: animaรงรฃo no inรญcio pra apresentar o hotel, movimentos com fios invisรญveis nos objetos do quarto que encucam o viajante que ali se hospeda e cortes de cinema pra fazer aparecer e sumir objetos. Alรฉm disso, a cรขmera gira em seu prรณprio eixo, como se o quarto estivesse em movimento, o que corta pra um monstro que devora o viajante que treme em sua cama, jรก tendo sido assombrado por fantasmas de imagens sobrepostas. Nada disso, porรฉm, chama tanta atenรงรฃo quando a mesa assombrada do quarto. Quando a comida รฉ colocada ali, ela se organiza sozinha: o bolo se fatia e as fatias se organizam, o bule joga leite e derrama na xรญcara, os objetos se movem perfeitamente, como se uma mรฃo invisรญvel os segurasse. Fantรกstico ainda hoje, mesmo quando se conhece o recurso. Muitos produtores mundo afora perguntaram ao realizador como havia conseguido aquilo e ele explicou: quadro a quadro. Nascia o stop motion.

1908
O assassinato do duque de Guise (Charles le Bargy e Andrรฉ Calmettes, 15โ€™30โ€™โ€™)

080 - Duc de Guise

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No momento em que as indรบstrias Pathรฉ produziam 6 filmes por semana (!), a discussรฃo girava em torno do carรกter artรญstico das produรงรตes. A obra escolhida faz, conforme Henri Langlois, a separaรงรฃo entre pioneiros e mestres do cinema. Numa soma de teatro com pensamento acadรชmico do cinema (mesmo que ainda jovem) a equipe compรตe o primeiro filme-de-arte, por mais ambรญguo que a alcunha possa parecer. Nesse manifesto, alรฉm da estrutura didรกtica da narrativa, a trilha sonora, composta especialmente por Camile Saint-Saรซns, amplia a tensรฃo e colabora pra tornar esta uma grande influรชncia pra grandes nomes, como Griffith e Dreyer. O filme ainda รฉ responsรกvel pela primeira crรญtica cinematogrรกfica, escrita por Adolphe Brisson para o jornal Le temps. No mesmo ano, outro primor vem ร  luz: a animaรงรฃo Fantasmagoria, de ร‰mile Cohl, desenhada quadro a quadro, como ensinou Blackton no ano anterior.

1909
Nero (Luigi Maggi – ou Roberto Omegna, discussรฃo secular -, 12โ€™30โ€™โ€™)
Cรฉlebre personagem da histรณria, Nero traz consigo amor, morte e loucura, nada melhor pra demonstrar todo o potencial melodramรกtico do cinema italiano. Alรฉm do carรกter didรกtico da histรณria, que lembra movimentos de balรฉ em alguns momentos, o filme remete a Histรณria de um crime, quando Nero imagina e as cenas de Roma em chamas aparecem ao seu lado. Como o cinema nรฃo ignorava sua origem teatral, a boa estrutra que mostra a crescente insanidade do imperador de Roma rendeu 342 cรณpias que circularam o mundo e o sucesso contribuiu para que houvesse uma aposta no crescente cinema italiano, sobretudo em seu carรกter espetacular, que geraria, poucos anos mais tarde, seu filme mais importante no tempo do cinema mudo. Aguarde.

1910
O abismo (Urban Gad, 37โ€™)

080 - Abismo

Qual seria o inรญcio do abismo em que se deixa cair Magda: o sedutor que encontra no bonde ou o danรงarino de circo que a convida pra fugir? Nesse terceto de forรงas desiguais, Knud (do bonde) se mantรฉm em busca de Magda (Asta Nielsen), que se vรช cansada dos namoricos de Rudolf e aos poucos se deixa tomar por sentimentos pouco afeitos a uma dama. O filme tornou-se conhecido pela forma de Asta Nielsen seduzir o amado, sobretudo na cena em que danรงa com Rudolf num palco, que valeu ร  obra a censura em alguns paรญses. Nasce, assim, o erotismo no cinema, em que a cena รฉ parte da histรณria, e nรฃo uma jogada gratuita de produtores. Do mesmo ano, a divertida animaรงรฃo O sonho de um empregado de cafรฉ mostra o que passa pela cabeรงa do trabalhador quando ele vai dormir depois de um dia cheio: trabalho. Ponto pra crรญtica de ร‰mile Cohl.

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1911
O inferno (Francesco Bartolini, 1h08โ€™)
Primeiro longa-metragem italiano e inspirado nas imagens do desenhista Gustave Dorรฉ, foi um teste pra audiรชncias de vรกrios paรญses. Obras dessa duraรงรฃo costumavam ser exibidas em episรณdios, os distribuidores diziam que o pรบblico nรฃo aguentaria tanto tempo, mas isso se comprovou um equรญvoco. Embora com muitas cartelas de texto (o IMDb credita o roteiro ao prรณprio Danteโ€ฆ), os cenรกrios sรฃo interessantes e as 54 cenas sรฃo compostas pelo ar sombrio imaginado pelo escritor florentino. Com bom uso das tรฉcnicas conhecidas, encontra soluรงรตes interessantes pra certos efeitos, como a aurรฉola em Beatriz (รฉ um ventilador?). E no inferno existem apenas homens, provavelmente pra evitar problemas no estรบdio, pois estรฃo todos nus ou de tanga, nesta primeira exibiรงรฃo de nu frontal da histรณria do cinema. Mas nรฃo, este ainda nรฃo รฉ o filme mais importante desta fase na Itรกlia. Outro destaque do ano รฉ Max toma banho, em que o cรดmico Max Linder, influenciador de Charles Chaplin, Buster Keaton e Harold Lloyd, segue a prescriรงรฃo mรฉdica de tomar banho pra acabar com um tique nervoso e, sรณ havendo torneira no corredor do prรฉdio, instala ali sua banheira. Sequรชncia de soluรงรตes simples num ritmo que vai se manter nas grandes comรฉdias do cinema mudo, com boas doses do inacreditรกvel.

1912
Satรฃ (Luigi Maggi, 1h12โ€™)
Com o subtรญtulo โ€˜O drama da humanidadeโ€™, este longa รฉ a reuniรฃo de quatro histรณrias em torno do mesmo tema: os conflitos do diabo contra distintos antagonistas. Seja no inรญcio da criaรงรฃo do mundo, na Jerusalรฉm de Jesus Cristo, na Idade Mรฉdia ou numa indรบstria do sรฉculo XX, Satanรกs apronta das suas e, principalmente, influencia Griffith e Dreyer, numa articulaรงรฃo que nรฃo depende de contar uma mesma histรณria pra mostrar ao espectador valores comuns. Neste mesmo ano, O Dunbar de Delhi รฉ o primeiro grande filme com as cores โ€˜naturaisโ€™ (sem colorizaรงรฃo em estรบdio) e Mรฉliรจs apresenta seu รบltimo grande trabalho, A conquista do Polo, em que uma expediรงรฃo para o Polo Norte envolve pensadores, sufragistas que querem participar da viagem e invenรงรตes que nรฃo perdem pra Leonardo da Vinci e Santos Dumont. Nessa histรณria que muito se assemelha a sua empreitada pra Lua, Mรฉliรจs, conforme Georges Sadoul, chega ร  perfeiรงรฃo de um Giotto finalizado no tempo de Miquelรขngelo e Rafael.

1913
Fantรดmas (Louis Feuillade, 5h30โ€™ em 5 episรณdios)
080 - Fantomas
Nessa sequรชncia de perseguiรงรฃo entre mocinho e bandido, com as duas รบltimas partes lanรงadas no ano seguinte, sabe-se desde a primeira cena pra quem torcer. Antes da histรณria, o filme apresenta o ator Renรฉ Navarre e suas diversas faces como Fantรดmas, o bandido caรงado por Juve. Com cenas precisas, o clima de tensรฃo percorre cada minuto e as cartelas de textos sรฃo pontuais, organizando tempo e espaรงo na narrativa. Fugindo do teatralismo ainda forte no cinema, Feuillade consegue, como afirmou Alan Resnais, unir o fantรกstico de Mรฉliรจs ao realismo dos Lumiรจre. Neste mesmo ano o cinema alemรฃo flerta com o sobrenatural e dรก o primeiro passo em direรงรฃo a um dos principais movimentos da sรฉtima arte com O estudante de Praga, que serรก refilmado em 1926.

1914
Cabรญria (Giovanni Pastrone, 2h06โ€™)
080 - Cabiria
Se os filmes com mais de uma hora jรก haviam se popularizado, a Itรกlia mostra ousadia ao mundo neste grande รฉpico do cinema mudo. Filme emblemรกtico do grande espetรกculo, influenciou Griffith e DeMille na concepรงรฃo de suas obras-primas. Com recursos atรฉ entรฃo pouco dominados, Pastrone mostrou como se usava um travelling e um dolly, apresentando ao mundo a grandiloquรชncia e a suntuosidade desse drama histรณrico, filmado ao longo de seis meses. Os textos sรฃo de Gabrielle Dโ€™Annunzio, na verdade uma re-escrita poรฉtica do que lhe enviou Pastrone depois de que o poeta estourou os prazos. Fellini homenageou Pastrone fazendo outra versรฃo do filme, em 1957, e Griffith, logo que o viu, quis trabalhar com cenรกrios construรญdos, e nรฃo mais pintados, o que lhe valeu um enorme prejuรญzo e um grande filme. E sim, o filme do ano รฉ o grande clรกssico do cinema mudo italiano.

1915
Nascimento de uma naรงรฃo (David Wark Griffith, 3h)
080 - Birth of a nationO grande mestre da linguagem cinematogrรกfica fecha a segunda dรฉcada de vida do cinema com chave de ouro. Henri Langlois considera este filme como o nascimento do cinema moderno, pois une e aprimora diversos elementos dos anos anteriores. A montagem alternada serve pra conduzir o espectador por diversos planos diferentes da narrativa, articulando ritmo e aprimorando tensรฃo. A mistura de cenas de interior com as externas tambรฉm trabalha na conduรงรฃo da histรณria, nรฃo deixando o pรบblico descansar, pois precisa fazer sua parte na construรงรฃo da trama. Racista, e condenado por isso, o longa รฉ um primeiro impacto que Griffith dรก no cinema, mas sua grande vontade inspirada por Cabรญria sรณ vai ser realizada no ano seguinte.

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