120 ANOS DE CINEMA – 1895-1905 | KINOS

A primeira dรฉcada do cinema, que inclui os poucos dias que viu de 1895, รฉ um perรญodo de conhecimento do mundo. Recรฉm-nascido, ainda estranha suas possibilidades, nรฃo sabe o que deve copiar dos adultos e o que pode fazer por si mesmo. Maroto, nรฃo demora a se fazer notar por diversos pรบblicos, entre os quais, os curiosos por experimentar o que uma cรขmera pode fazer e os imbecis que vรฃo ร  justiรงa por bobagens.

1895
A execuรงรฃo de Maria Stuart (Alfred Clark, 12โ€™โ€™)

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079 - Execussion of Mary Stuart

Entre tantos possรญveis marcos iniciais do cinema, este destaca um nome anterior e a inauguraรงรฃo de um dos gรชneros mais prolรญficos. Embora menos ousado que os dois referidos no texto de abertura, este tem por trรกs a mรฃo de Thomas Edison, que se pouco contribuiu para a evoluรงรฃo do cinema, foi o gestor que levou o feto aos irmรฃos Lumiรจre. Dirigido por Alfred Clark, que trabalhava com Edison, este pode ser considerado o primeiro filme de terror, pois mostra como Maria Stuart foi decapitada diante do pรบblico. A grande contribuiรงรฃo cinematogrรกfica รฉ a trucagem usada pra que isso ocorra: num instante ela se inclina pra ter a cabeรงa cortada e no outro, plaft, cabeรงa ao chรฃo. Primeira trucagem por substituiรงรฃo, com a qual Mรฉliรจs vai se divertir e mudar o cinema nos anos seguintes. Se, no entanto, quiser ver comรฉdia, procure O regador regado, dos Lumiรจre, tรฃo teatral que o fugitivo nem consegue sair do enquadramento.

1896
Coroaรงรฃo do tsar Nicolau II (Francis Doublier e Charles Moisson, 1โ€™02โ€™โ€™)
Se o cinema nasceu documental, este pode ser considerado o primeiro grande documentรกrio do cinema, ou a primeira notรญcia. Quando a equipe dos Lumiรจre viajava o mundo exibindo onde esteve e registrando onde estava (o travelling nasceu numa gรดndola veneziana), os dois cinegrafistas aproveitaram a viagem ร  Rรบssia pra acompanhar a coroaรงรฃo. Com pouco mais de um minuto, รฉ a primeira grande reportagem filmada, mais objetiva e pontual que muito do que se produz hoje pela televisรฃo mundial. A imprensa, por sua vez, considerou โ€˜โ€˜absolutamente repugnanteโ€™โ€™ (New York World) O beijo de May Irwin e John C. Rice filmado por William Heise, numa infeliz mostra de pudor diante da jovem arte.

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1897
A lutaย Corbett-Fitzsimmons (Enoca J. Rector, 18โ€™)

079 - Corbett-Fitz ingresso

No dia 17 de marรงo, em Carlson City, estado de Nevada, quatro cรขmeras foram colocadas diante de um ringue pra registrar esse desafio do box. Foram 3 mil metros de pelรญculaโ€ฆ Calma, explico: antes, a metragem definia o filme, nรฃo o tempo, e por isso ainda hoje os chamamos de curta, mรฉdia ou longa metragem. Uma hora de filme tem, em mรฉdia, uns 1600 metros. Vamos continuar: tudo foi filmado com uma pelรญcula de 63mm, quase o dobro dos 35mm que foram incorporados pelo cinema. Alรฉm de tudo isso, ainda existe a emoรงรฃo da luta (mesmo que um dos lutadores tenha confundido o uniforme e entrado na arena com um short de sumรด). Alguma dรบvida de que foi um sucesso?

1898
Os irmรฃos corsos (George Albert Smith, 75 pรฉsโ€ฆ e agora?)
No mesmo ano, o Mรฉliรจs inglรชs (ou seria Mรฉliรจs o Smith francรชs?) testou em Fotografia de um fantasma o que aprimorou no filme em destaque: jogar com a sobreposiรงรฃo de imagens para ter os irmรฃos juntos na mesma cena. Feitos pelo mesmo ator. Sim, uma mรกgica digna de prestidigitador. No filme do fantasma, um fotรณgrafo insiste e falha ao tentar fazer seu registro. Smith jogou com o cinema como apenas Mรฉliรจs foi capaz nesses primeiros anos, e se Smith volta em breve, o francรชs vem a seguir, em destaque, pela primeira vez.

1899
O caso Dreyfuss (Georges Mรฉliรจs, 11โ€™)
Embora ligado ร  ficรงรฃo, um dos momentos mais polรชmicos da vida de Mรฉliรจs tem relaรงรฃo com a realidade: o polรชmico caso Dreyfuss. Acusado e condenado por documentos falsos, o oficial judeu foi alvo de nacionalismo e xenofobia, e antes de tudo estar resolvido o diretor fez uma sequรชncia de cenas autรดnomas que contavam a histรณria, atรฉ entรฃo sem conclusรฃo ainda. Proibido de ser exibido em Paris, o material correu o mundo e a censura daquele tempo nรฃo o impediu de fazer parte da histรณria do cinema. Algumas cenas sรฃo mesmo impressionantes, como a do suicรญdio com navalha. E as poucas intervenรงรตes mรกgicas de Mรฉliรจs (como relรขmpagos no cais) apenas ambientam a narrativa, sem papel direto nela. Nem parece ele.

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1900
A lupa da avรณ (George Albert Smith, 1โ€™20โ€™โ€™)

079 - Lupa da vovรณ

O mesmo sujeito que brincava com sobreposiรงรฃo de imagens fez um fantรกstico exercรญcio de decupagem e montagem neste filme. Hoje pode parecer lugar-comum, mas imagine mais de 100 anos atrรกs ver uma lupa colocada diante de uma gaiola de passarinho e o corte mostra o passarinho na gaiola ampliado. Simples como as grandes ideias e fundamental pra que o cinema seja o que รฉ hoje. Nรฃo se pode ignorar O homem-orquestra, de Mรฉliรจs, uma insanidade da qual sรณ ele seria capaz entรฃo, mas a contribuiรงรฃo narrativa de Smith, este ano, รฉ maior. Calma, o francรชs vai ganhar outro ano.

1901
Histรณria de um crime (Ferdinand Zecca, 5โ€™20โ€™โ€™)
Habemus flashback. A ferramenta usada ร  perfeiรงรฃo por Orson Welles รฉ apresentada ao mundo numa construรงรฃo teatralmente cinematogrรกfica: na prisรฃo, o acusado retoma momentos importantes de sua vida em um sono que tem as imagens apresentadas na parede, na verdade um palco de montagens das lembranรงas. Influenciado por G. A. Smith (ou pelo menos parece), Zecca entra na histรณria do cinema com uma grande contribuiรงรฃo ao realismo e tornando-se um dos principais nomes da primeira dรฉcada da sรฉtima arte. A quem gosta de metalinguagem, The big swallow, de James Williamson, mostra o que muitos famosos tรชm vontade de fazer: quando o fotรณgrafo importuna demais o personagem, ele o engole com a cรขmera e pronto, fim do problema.

1902
Viagem ร  Lua (Georges Mรฉliรจs, 13โ€™)
079 - Viagem ร  Lua - posterPor muitos tido como pai da elipse, este filme pode ser considerado o primeiro longa-metragem, pelo menos se comparado ร  duraรงรฃo entรฃo usual. Os 13 minutos de uma mesma histรณria eram quatro vezes mais longos que o tradicional da รฉpoca, e basta compararmos com o destaque do ano anterior pra termos mais que o dobro de duraรงรฃo. Mais do que isso, o filme tornou Mรฉliรจs famoso nรฃo apenas pelos efeitos especiais, mas pela pirataria. Muitas cรณpias de seu filme foram feitas sem que os direito autorais fossem pagos, e isso, mais que o perturbar, o tornou famoso, talvez liรงรฃo de Santos Dumont, brasileiro que fez fama em Paris e que mostrava a todos tudo o que criava, antevendo a polรญtica de compartilhamento de informaรงรตes. Fica a dica. Mรฉliรจs ganhou uma sucursal de seu estรบdio em Nova York.

1903
O grande assalto do trem (Edwin S. Porter, 11โ€™)
Como no ano anterior, a escolha nรฃo foi difรญcil. A outra opรงรฃo era um filme Casamento no automรณvel, de Alfred Collins, com exercรญcios de elipse narrativa e uma histรณria um tanto fantรกstica, mas o filme escolhido contribui mais. Neste primeiro faroeste, gรชnero que consagrou John Ford, temos imagens em planos abertos, muitas externas e panorรขmicas, alรฉm da montagem alternada e de muitos figurantes na saรญda do trem, todos ensaiados. Se muito disso jรก existia, o mais importante รฉ perceber que que cada tomada faz parte da histรณria, nada vem como mero exercรญcio de linguagem que destoa. Uma curiosidade estรก na รบltima cena, que poderia ter sido a primeira: Barnes, o chefe dos bandidos, assustava tanto o pรบblico que na ediรงรฃo a imagem foi deixada pro final, o que torna ainda mais interessante o filme.

1904
Personal (Wallace MacCutcheon, 6โ€™20โ€™โ€™)
Nesta comรฉdia divertida e simples, alguns exercรญcios de cinema e de moral sรฃo muito claros. O filme se resume a trรชs momentos claros: um anรบncio, uma perseguiรงรฃo e uma ameaรงa. No anรบncio, um homem diz que procura uma mulher para transformar em esposa e marca o ponto de encontro. Enquanto passeia pelo local, ele encontra uma, duas e entรฃo vรกrias mulheres, das quais comeรงa a fugir. Daรญ em diante, a histรณria se resume a cenas de perseguiรงรฃo em que ele surge por um ponto da tela e sai por outro, com o grupo de mulheres atrรกs. Neste sucesso de perseguiรงรฃo que lanรงou moda, o final inverte o inรญcio machista: a mulher que o alcanรงa saca uma arma da bolsa e, conforme Arlindo Machado, รฉ como se dissesse โ€˜casa ou morreโ€™, mostrando quem manda na relaรงรฃo. Houve uma refilmagem em 1925 feita por Buster Keaton, e tantos outros desdobramentos do tema atรฉ hoje.

1905
Saรญda da missa emย Narbonne (operadores dos Lumiรจre)
Menos importante que o filme propriamente dito estรก a histรณria por trรกs dessa tomada. Nessa primeira dรฉcada, o cinema mostrou sua forรงa e este noticiรกrio รฉ o perfeito exemplo do incรดmodo capaz de provocar. Como desde o inรญcio, a equipe de cinegrafistas dos irmรฃos Lumiรจre aproveitava viagens e situaรงรตes pra filmar o cotidiano. Nessa saรญda de missa na igreja de Saint-Just, em Narbonne, na Franรงa, no dia 29 de janeiro, nรฃo seria diferente, exceto pelo processo movido por um dos cidadรฃos que saรญa da igreja. Ele pediu 180 francos de indenizaรงรฃo por ter tido seu retrato โ€˜animadoโ€™ registrado sem que sua autorizaรงรฃo tivesse sido pedida anteriormente. Um juiz sensato nรฃo lhe deu razรฃo, ou o tele-jornalismo teria perecido no berรงo.

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