120 ANOS DE CINEMA – 1996-2005 | KINOS

Durante um sรฉculo o cinema gerou filmes que iam a extremos e muitos deles se tornaram referรชncias estรฉticas, marcos pra alguma tรฉcnica ou simbรณlicos em determinados estilos. Outros eram apresentaรงรตes de diretores, momentos luminares de suas aรงรตes, ou traziam elementos que os tornaram cรฉlebres, se nรฃo cult. Na penรบltima dรฉcada da sรฉtima arte (por enquanto), fica difรญcil afirmar que determinado filme รฉ fundamental pra Histรณria, porque falta decantar. Alguns destaques se dรฃo por mudanรงas no sistema, mas a maioria pelas opรงรตes narrativas e tรฉcnicas que ainda estรฃo frescas na lembranรงa dos frequentadores das salas escuras.

1996
Trainsppoting (Danny Boyle, 1h33โ€™)
089 - TrainspottingInsanidade รฉ uma boa palavra pra esse longa com o ainda nรฃo Jedi Ewan MacGregor. O uso de drogas traz em si uma sรฉrie de questรตes complexas, entre quรญmicas, sociais e psicolรณgicas, mas, quando tudo se mistura, encontra o que Boyle fez. Das alucinantes sensaรงรตes de abstinรชncia no quarto atรฉ o sensacional mergulho na privada, algumas sequรชncias sรฃo pra viajar. Al Pacino viaja pelo mundo em busca de Ricardo III, um ensaio, um intercรขmbio entre cinema, teatro e documentรกrio sobre possibilidades da peรงa shakespeariana. Os Cohens misturam referรชncias com seu humor peculiar em Fargo, um gore sem pressa de mostrar e dizer aonde certo pragmatismo impensado pode levar, o que inclui o bonito contraste do sangue na neve. E Peter Greenaway pinta o sete com O livro de cabeceira, uma obsessรฃo de sensualidade e delicadeza.

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1997
Ou tudo ou nada (Peter Cattaneo, 1h35โ€™) – desemprego, crise social
089 - Full montyEu podia estar matando, eu podia estar roubando, mas nรฃo, estou tirando a roupa. Dentro de um contexto social pรณs-Thatcher, a crise do emprego assola a ilha da rainha e alguns amigos buscam uma soluรงรฃo criativa pra ganhar dinheiro. Divertido ร  moda inglesa, o longa รฉ inevitรกvel influรชncia pra uma versรฃo feminina em 2003, As garotas do calendรกrio. No Irรฃ, um homem viaja pelo paรญs em busca de alguรฉm que aceite enterrรก-lo apรณs seu suicรญdio. Esse รฉ O gosto da cereja, um sabor de absurdo. E essa รฉ, aliรกs, a palavra que conduz Woody Allen em Desconstruindo Harry, sobre o vazio criativo de um artista. Mistura de cenas que se entrelaรงam ou nรฃo, mais parece um livro de contos que um romance de longa metragem. E longas sรฃo as ferramentas de trabalho de Paul Thomas Anderson em Boogie nights (nรฃo veja com as crianรงas).

1998
Festa de famรญlia (Thomas Vinterberg, 1h46โ€™)
089 - FestenPrimeiro filme do movimento Dogma 95, os desentendimentos de uma reuniรฃo de famรญlia obedecem ร s normas estipuladas: o cenรกrio e a luz sรฃo naturais, num tom quase documental; a cรขmera no ombro permite ao espectador se aproximar da cena, como se fosse testemunha; nรฃo sรฃo permitidos efeitos de montagem que descaracterizem o tom da narrativa. A principal traiรงรฃo ao movimento foi a obra ter sido feita em formato digital, e nรฃo em 35mm, como indica um dos mandamentos. Pecou pela tรกbua, mas os fins justificaram os meios. Dos meios de comunicaรงรฃo quem nรฃo consegue fugir รฉ Jim Carrey, que interpreta o protagonista de O show de Truman, em que um Grande Irmรฃo de proporรงรตes lunares inverte o que tem acontecido no mundo de hoje: nรฃo sรฃo as cรขmeras que invadem nossa privacidade, o personagem jรก รฉ gestado sem direito a ela. Se a Dora, de Central do Brasil, vivesse nesse mundo fechado, nรฃo teria tanta dificuldade pra encontrar o pai do pequeno Josuรฉ. Ainda bem que nรฃo vive e restam escrevedores de carta.

1999
Matrix (Andy e Lana Wachovski, 2h16โ€™)
089 - MatrixImagine adaptar um livro de filosofia pra telona. ร‰ quase isso que fazem os irmรฃos com Simulacros e simulaรงรฃo, de Jean Baudrillard, somando influรชncias de tudo quanto รฉ lugar. Ao questionarem o que รฉ real, geraram reflexรตes e ainda construรญram uma das mais complexas narrativas transmidiรกticas, incluindo desenhos, quadrinhos e videogame pra ligar um filme ao outro. Os outros filmes nรฃo fazem jus ao primeiro, mas a franquia entrou pro hall dos importantes da ficรงรฃo cientรญfica. E se รฉ pra falar de filme ruim, por que nรฃo A bruxa de Blair? Uma porcaria cuja campanha prรฉ-filme soube usar a internet como nenhum outro atรฉ entรฃo. O soco no estรดmago do ano se dรก com o Clube da luta, de David Fincher, que questiona o estilo de vida americano, o que tambรฉm ocorre em Beleza americana, estreia com Oscar de Sam Mendes. Almodรณvar afirma uma nova fase sem perder a assinatura com Tudo sobre minha mรฃe e a sensibilidade de Wim Wenders se junta ร  fragilidade dos mรบsicos no digno Buena Vista Social Club.

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2000
Rรฉquiem para um sonho (Darren Aronofsky, 1h42โ€™)
089 - RequiemSe comeรงamos a dรฉcada falando de drogas, aqui elas chegam ao auge e conduzem ร  pergunta: o que realmente pode ser chamado de droga? Quatro sonhos diferentes conduzem os personagens por caminhos que requerem escolhas, a princรญpio pequenas e inofensivas, mas voltar รฉ mais difรญcil. O estรดmago revira aos poucos e pode rejeitar o que tem dentro conforme a mรบsica e a montagem envolvem o espectador. Outro tipo de guerra รฉ travada em Kippour, mas guerra contra quem? A riqueza do filme estรก nessa sinceridade, geralmente comum a todos os conflitos, em que o soldado nรฃo sabe quem รฉ o inimigo. O jogo dos sons e o cansaรงo dos combatentes substituem as cenas de conflito, mas a ignorรขncia permanece. Conflito mais bonito รฉ mostrado por Ang Lee em O tigre e o dragรฃo, com o inesquecรญvel balรฉ aรฉreo sobre bambus. Exceto pro protagonista de Amnรฉsia, que precisa de tatuagem pra lembrar neste filme que pode ser visto de forma linear ou de trรกs pra frente,ย  que รฉ como Christopher Nolan oferece. Pelo mundo, รฉ a vez de Regina Casรฉ ser chamada de Anna Magnani brasileira por conta de Eu, tu, eles.

2001
A viagem de Chihiro (Hayao Miyazaki, 2h05โ€™)
089 - ChihiroMaior bilheteria da histรณria do cinema no Japรฃo, a animaรงรฃo รฉ tรฃo minuciosa que se pode ver o cabelo de Chihiro balanรงando ao vento. Os elementos de folclore japonรชs se misturam com os medos infantis da menina que encontra espรญritos e voa atรฉ onde a imaginaรงรฃo de Miyazaki alcanรงa. E em 2004 ela vai ainda mais longe quando visita O castelo animado. Outro viajandรฃo do cinema รฉ David Lynch, que nos conduz a Mulholland Drive. Era pra ser o piloto de uma sรฉrie, mas acabou virando filme, sรณ estava sem final. E mesmo depois de ganhar uma bolada pra terminar, o filme parece nรฃo acabar. Mais simples รฉ O quarto do filho, de Nanni Moretti, mas o diretor logo rebate: โ€˜โ€˜A simplicidade nรฃo รฉ simplesโ€ฆ ร‰ preciso muito trabalho pra consegui-la. Ela nรฃo รฉ sinรดnimo de espontaneidade, nem de improvisaรงรฃo, nem de banalidade. Ela รฉ resultado de uma pesquisa.โ€™โ€™ O marco cult do ano fica com O fabuloso destino de Amรฉlie Poulain, uma jovem que nรฃo quer nada alรฉm de ajudar as pessoas e deixa Jeunet mostrar uma Montmartre fotografada de maneira diferente. Quem nรฃo queria ajudar, mas acabou enrolado por Gandalf foi o Frodo de O Senhor dos Anรฉis, um filme tรฃo longo que virou trรชs, mas poderia ter virado seis.

2002
Cidade de Deus (Fernando Meirelles e Kรกtia Lund, 2h15โ€™)
089 - CDDAula de Histรณria do Cinema: exceto pelos primeiros minutos, o filme tem seu primeiro ato com a linguagem do cinema clรกssico, bem John Ford, como o prรณprio Meirelles disse em entrevista; a crianรงa fica jovem e a linguagem ganha o ritmo do cinema contemporรขneo, dos anos 1990 pra cรก; do baile em diante, no frenesi final, entra a batida da publicidade e um conjunto ainda maior de rupturas, que comeรงa com a galinha de domingo, de Clarice Lispector. Acha isso rรกpido? Entรฃo nรฃo veja os trรชs sรฉculos de histรณria da Rรบssia em duas horas sem cortes de Arca russa, ousadia ensaiada durante um ano e filmada de uma รบnica vez, mas nรฃo de primeira. Menos ousado, mas nem por isso menos sensรญvel, รฉ Fale com ela, de Almodรณvar, em que โ€˜elaโ€™ sรฃo duas e nรฃo 8 mulheres, como no musical detetivesco de Franรงois Ozon, em que a casa, como num palco, ganha iluminaรงรฃo teatral cada vez que uma delas canta. E da prรณxima vez que reclamar de fome, lembre-se de Adrien Brody (sobre)vivendo O pianista no longa de Roman Polanski.

2003
Oldboy (Chan-Wook Park, 2h)
089 - OldboyVinganรงa, informaรงรตes fragmentadas, uma conspiraรงรฃo invisรญvel movendo os passos do herรณi. Poderia ser um grande filme B, nรฃo fossem a trama do quadrinho de Nobuaki Minegishi e a direรงรฃo de Park. Entre impactos visuais e narrativos, o espectador รฉ convidado a refletir com o protagonista e procurar por pistas onde ele tambรฉm nรฃo sabe encontrar. Lars Von Trier tambรฉm pede ao espectador que eduque o olhar em Dogville, filmado numa estrutura teatral com poucos elementos em cena, um ciclorama ao fundo e a cidade riscada no chรฃo. Educativos sรฃo Adeus, Lรชnin! e As invasรตes bรกrbaras, filmes polรญticos e contemporรขneos, que direta ou indiretamente passam por todos os ismos atรฉ perguntar o que restou. As bicicletas de Belleville, num tom retrรด, mostra que resta a vontade de lutar e Tim Burton, com Peixe Grande, deixa claro que sempre hรก uma boa histรณria a ser contada no final.

2004
Fahrenheit 11 de setembro (Michael Moore, 2h03โ€™)
089 - FahrenheitMais do que um bom documentรกrio, o filme รฉ um despertador pros americanos que continuaram apoiando George W. Bush depois dos atentados de 2001. O cartel dos distribuidores nos Estados Unidos รฉ tรฃo grande (alguรฉm pensou na grande mรญdia brasileira?) que o filme sรณ foi exibido nos cinemas de lรก depois de ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes. O mundo todo sabia o que estava acontecendo, menos eles. Os Cohens brilham novamente ao levarem Tom Hanks e sua gangue a estudar mรบsica no porรฃo em Matadores de velhinhas e M. Night Shyamalan inverte O show de Truman e mostra que o isolamento da mรญdia tambรฉm pode cegar, como em A vila. A polรญtica do passado de A queda faz pensar nas aรงรตes do presente, mostradas no golpe chileno de Machucca. As polรชmicas ficam por conta da discussรฃo sobre aborto em Vera Drake e da bela direรงรฃo de arte de O lenhador, mote pra se falar de pedofilia. Spielberg รฉ sutil em O terminal e Zhang Yimou deleita os olhos em O clรฃ das adagas voadoras.

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2005
Sin City (Frank Miller, Robert Rodriguez e Quentin Tarantino, 2h27โ€™)
089 - Sin CityTarantino dirigiu uma cena sรณ, mas tรก nos crรฉditos. Nessa transposiรงรฃo dos quadrinhos pra telona, as tomadas, graรงas tambรฉm aos recursos digitais, sรฃo idรชnticas aos livros, que ganham ritmo de filme e se tornam uma boa adaptaรงรฃo. Nesse ano de boas transposiรงรตes comeรงa a melhor franquia do Homem-Morcego com Batman Begins, trilogia dirigida por Christopher Nolan que nรฃo desrespeita o herรณi ou seu passado na nona arte. Tambรฉm รฉ o ano de V de Vinganรงa, uma das melhores graphic novels jรก escritas e que nรฃo perde na mudanรงa de plataforma. Da literatura de sรฉculos passados temos Orgulho e preconceito, o melhor de Jane Austen sob a tutela de Joe Wright. Capote ganha uma nova vida com a atuaรงรฃo de Philip Seymour Hoffman, enquanto Bill Murray, sempre Bill Murray, olha pro passado em Flores partidas, de Jim Jarmusch. As discussรตes polรญticas ficam por conta do macartismo contestado em Boa noite, e boa sorte, de George Clooney, e do lobista interpretado por Aaron Eckhart em Obrigado por fumar.

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