120 ANOS DE CINEMA – 1986-1995 | KINOS

O cinema, como a mamรฃe de Saura, faz cem anos, mas com corpinho juvenil. A dรฉcada tem de ingredientes pra todos os gostos e o mundo experimenta e oferece grandes pratos. As discussรตes polรญticas vรฃo ร  cena com maturidade e os jogos estรฉticos continham recebendo influรชncias externas e se reinventando. A dรฉcada termina com o Dogma 95 assinado na Dinamarca e o Brasil vรช uma nova esperanรงa nascer pras telonas depois de dรฉcadas de gatos pingados e mulher pelada. Godard, o cinema morreu? Viva o cinema!

1986
A mosca (David Cronenberg, 1h36โ€™)
088 - FlyO remake de Cronenberg vem no momento mais propรญcio e se harmoniza em trรชs instรขncias: tรฉcnica, pois efeitos especiais e maquiagem mostram diante do pรบblico as transformaรงรตes do personagem; humana, numa entrega de Jeff Goldblum que traz sutilezas possรญveis apenas na boa atuaรงรฃo; social, com uma discussรฃo sobre identidade e tolerรขncia quando a sociedade comeรงa a ter que lidar com a Aids. Misturando questรตes sexuais com polรญtica e culinรกria, Denis Arcand mostra ao mundo O declรญnio do impรฉrio americano. Como comentou Denise Bombardier, โ€˜โ€˜รฉ importante ver por trรกs das palavras. E que palavras!โ€™โ€™ Palavras imersas num contexto que talvez nem pareรงa polรญtico, como a versรฃo tupiniquim de ร“pera dos trรชs vintรฉns, de Brecht, inspiraรงรฃo pra Chico Buarque e levada ao cinema por Ruy Guerra em ร“pera do malandro.

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1987
A festa de Babette (Gabriel Axel, 1h42โ€™)
088 - BabetteDรก pra passar aperto sรณ de imaginar entrar num restaurante chique, com tantos garfos e colheres ao redor do prato que vocรช se pergunta se รฉ uma instalaรงรฃo de arte contemporรขnea. A sensaรงรฃo รฉ prรณxima ร  que viveram os comensais da oferenda feita por Babette, a ser devorada como os olhos e com sorrisos nesse delicioso longa dinamarquรชs. Wim Wenders celebra a duraรงรฃo da vida em Asas do desejo, mais que um filme romรขntico, uma obra sobre escolhas e sobre Berlim. Bernardo Bertolucci torna O รบltimo imperador um daqueles filmes que pode ser visto uma vez sem som; isso mesmo, apenas visto. Depois veja de novo, com tudo o que tem direito, mas uma vez, sรณ assista.

1988
Mulheres ร  beira de um ataque de nervos (Pedro Almodรณvar, 1h30โ€™)
088 - Mulheres ร  beiraO cineasta espanhol conquista o mundo com sua estรฉtica kitsch. As cores sรฃo tรฃo estouradas quanto os personagens, sempre no limite da histeria numa carga melodramรกtica que apenas o cinema latino รฉ capaz de mostrar, Almodรณvar com mais talento. O senso de humor chega a ser tรฃo escrachado que o pensamento sobre a sociedade se torna inevitรกvel e percebe-se que o que hรก por trรกs dos trabalhos do espanhol รฉ uma crรญtica aos valores de hoje. ร‰ ano bom na Penรญnsula Ibรฉrica: Os canibais, do perfeccionista Manoel de Oliveira tem outro tom de humor pra discutir as convivรชncias. De poucos amigos, mas muitos fรฃs, รฉ Akira, animaรงรฃo de Katsushiro Otomo que fez muito menino ler mangรก (ou querer uma moto vermelha).

1989
Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore, 2h35โ€™)
088 - ParadisoDizer que o cinema diverte e educa รฉ clichรช, melhor mostrar isso. Um projetor virado pra praรงa em dia de sala cheia e todos podem ver o filme. Uma aula de democracia, uma das melhores cenas que a sรฉtima arte produziu. Num dos melhores filmes tambรฉm: sensรญvel, encantador, polรญtico, humano. O tempo dos ciganos รฉ, conforme o diretor Emir Kusturica, um concerto de rock com as formas narrativas herdadas da Nouvelle Vague. Faรงa a coisa certa, de Spike Lee, mantรฉm a tensรฃo constante sobre ter ou nรฃo algum conflito direto, como o mundo vive hoje. Em Palombella rossa, Nanni Moretti conta uma histรณria sobre o Partido Comunista Italiano, sobre pรณlo aquรกtico e sobre cinema. Menos polรญtico da lista, O matador, de John Woo, mostra cenas de luta que sรฃo como balรฉs coreografados, influรชncia pra Matrix e Kill Bill.

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1990
Sonhos (Akira Kurosawa, 1h59โ€™)
088 - Sonhosโ€˜โ€˜O homem รฉ um gรชnio quando sonhaโ€™โ€™. O autor da frase comprova isso nas oito histรณrias dessa obra-prima produzida por Steven Spielberg e que transforma Martin Scorsese em Van Gogh. ร€ realizaรงรฃo de se poder visitar uma tela do pintor contrapรตe-se ร  assustadora conversa dos militares mortos que saem do tรบnel. Cada histรณria pede um superlativo diferente pra descrevรช-la. Quem parece tambรฉm sonhar acordado รฉ Tim Burton, autor da fรกbula Edward Mรฃos de Tesoura, que o consagrou em todo seu expressionismo animado. Menos onรญrico รฉ Taxi blues, discussรฃo social entre um mรบsico e um motorista neste filme russo com padrรฃo americano: Hollywood ganhou a Guerra Fria. Uma desmistificaรงรฃo: gรขngsters passam o tempo ganhando dinheiro, nรฃo matando pessoas. ร‰ o que Scorsese mostra em Os bons companheiros.

1991
Barton Fink (Joel Cohen, 1h57โ€™)
088 - Barton FinkCom o subtรญtulo Delรญrios de Hollywood, o filme dos irmรฃos Cohen (Ethan nรฃo assina a direรงรฃo, mas eles funcionam em tandem) traz o tom de humor negro caracterรญstico da dupla numa situaรงรฃo que mostra um John Turturro que nasceu pro papel. Que roteiro! E com um surrealismo apresentado em cada cena que nรฃo deixa o espectador duvidar da realidade da histรณria. Um grande jogo com o espectador. Tambรฉm pra pรบblico sรฃo dispostas as pistas do francรชs A dupla vida de Vรฉronique, e em O silรชncio dos inocentes o sujeito que vai ver o filme รฉ jogado de um lado pro outro como Clarice Starling entre Hannibal Lecter e Buffalo Bill. Lars von Trier รฉ criticado por usar projeรงรตes e transparรชncias em Europa, mas o faz com conhecimento de causa, assim como Jean-Pierre Jeunet diverte com as histรณrias do aรงougue Delicatessen.

1992
Cรฃes de aluguel (Quentin Tarantino, 1h39โ€™)
088 - AluguelSangue, tiros, muita violรชncia visual e verbal, diรกlogos rรกpidos, ritmo frenรฉtico, mas com pausas, silรชncios, movimentos lentos de cรขmera e volta e meia uma pergunta na mente do leitor: foi isso mesmo? Esse รฉ Quentin Tarantino, um dos mais cults diretores no cinema atual, aqui em seu filme de estreia, em que atรฉ os nomes dos personagens sรฃo motivo de brincadeira. Em contrapartida, o veterano Clint Eastwood homenageia John Ford e os cรฉlebres faroestes em Os imperdoรกveis, mostrando que o mundo vive ร  sombra dos grandes herรณis. Fato claro na onda de remakes que temos hoje. Spike Lee faz de Malcolm X seu Jesus Cristo e Coppola faz de Drรกcula de Bram Stocker uma pintura em movimento (exceto pelos olhos de Gary Oldman, que nรฃo piscam).

1993
Adeus, minha concubina (Chen Kaige, 2h51โ€™)
088 - ConcubinaAtรฉ que ponto a vida imita a arte รฉ o questionamento das dรฉcadas de relacionamento entre dois atores do teatro chinรชs. O que nรฃo se pode fazer em cena pode ser feito fora dela? E viver no palco o que nรฃo ocorre fora dele? Polรญtico e romรขntico, alรฉm de ter uma plasticidade digna da boa maquiagem chinesa. Outra forma de lidar com o amor proibido รฉ tratada por Jane Campion em O piano, com outro tom na sutileza e tambรฉm um deleite aos olhos. Krzysztof Kielowski inicia a Trilogia das Cores com A liberdade รฉ azul enquanto Cuba nos saboreia com Morango e chocolate. Spielberg lanรงa Jurassic Park pras bilheterias e A lista de Schindler pro Oscar.

1994
Pulp fiction (Quentin Tarantino, 2h58โ€™)
088 - Pulp fictionMais sangue, mais tiros, mais violรชncia visual e verbal, mais diรกlogos rรกpidos, ritmo mais frenรฉtico, mas com mais pausas, mais silรชnciosโ€ฆ enfim, mais Tarantino. Ele se torna celebrado mundo afora e cria o Padrรฃo Tarantino de contar histรณrias, com humor caracterรญstico, montagem esquizofrรชnica e BigMac. Outra dose de violรชncia vem no intenso Assassinos por natureza, jรก com senso de humor mais restrito. Crรญtica aos รญdolos produzidos pela mรญdia, o soco no estรดmago dirigido por Oliver Stone รฉ um caos de imagens e sons, como a televisรฃo de entรฃo e de hoje, por vezes sem sentido. No entanto, de tudo o que o ano apresentou pro cinema, o mais perverso รฉ Scar, ao matar o irmรฃo e lanรงar o jovem Simba pras hienas. O rei leรฃo รฉ o primeiro desenho animado a assumir o topo das bilheterias.

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1995
Underground (Emir Kusturica, 2h50โ€™)
088 - UndergroundA guerra รฉ de interesse dos homens, mas atรฉ que ponto esse interesse รฉ capaz de mudar as relaรงรตes รฉ uma questรฃo que levou Kusturica a quase parar de fazer cinema. Foram tantos os bombardeios ao filme que ele ameaรงou abandonar o ramo, mas, ainda bem, nรฃo cumpriu. De uma insanidade atroz como a guerra, com direito a metalinguagem e muita mรบsica, a sรฉtima arte se vรช bem presenteada em seu centenรกrio. Quem tambรฉm apanhou da crรญtica foi Mathieu Kassovitz ao lanรงar O รณdio, tรฃo generalizado que todos preferiram reagir antes de refletir. O Brasil encontra um novo caminho com a chegada de Carlota Joaquina, princesa do Brazil, em que Carla Camurati marca o inรญcio da chamada retomada do cinema brasileiro. Woody Allen briga com os deuses, nem sempre presentes, em Poderosa Afrodite e o roteiro de Os suspeitos cria um grande vilรฃo que ninguรฉm conhece, mas todos juram conhecer. A animaรงรฃo chega a um novo patamar, sob as bรชnรงรฃos de Steve Jobs: Toy Story.

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